Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Senac Grogotó encerra atividades hoteleiras e mantém as de ensino em Barbacena

A unidade enfrentava uma crise financeira que foi agravada por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Hotel Senac Grogotó em Barbacena encerrou as atividades hoteleiras ontem, quarta-feira (13). A unidade foi o primeiro hotel-escola da América Latina e completou 60 anos em 2020.

As atividades de ensino oferecidas pelo Senac Minas no local serão mantidas.

Em março, o Senac Minas divulgou que a unidade tinha um déficit acumulado de R$ 12 milhões por conta das atividades e da manutenção do hotel. Uma das soluções apresentadas na época era terceirização do espaço ou o leilão do hotel.

Caso isso não ocorresse, a previsão da diretoria era de que o hotel fechasse as portas no final de junho, por falta de viabilidade financeira.

Com a pandemia do novo coronavírus, o atendimento ao público no Grogotó foi suspenso em 20 de março, sem reservas programadas para os próximos meses.

O Senac informou que a crise do setor turístico por causa da Covid-19 antecipou o encerramento das atividades. Alguns funcionários foram incorporados em outras unidades, mas houve demissões de outros. Os trabalhadores que foram desligados estão recebendo apoio da instituição para recolocação no mercado.

A administração do espaço explicou que a busca por alternativas para a gestão do empreendimento não foi interrompida, mas o cenário econômico impede a manutenção do hotel até a realização de futuras negociações.

O Senac afirmou que no Hotel-Escola o funcionamento está mantido. As aulas presenciais dos cursos que acontecem no hotel-escola (técnico, superior e aprendizagem), que não podem ser realizadas remotamente, serão retomadas assim que garantidas as condições de saúde dos envolvidos, incluindo as atividades práticas realizadas nos laboratórios e cozinhas pedagógicas.

A unidade do Senac no Centro em Barbacena continua em funcionamento. No momento, as aulas em todas as escolas do Estado acontecem remotamente, por meio de plataforma online, com condução e apoio direto dos docentes e equipe educacional.

 

Hotel-escola

Inaugurado no ano de 1960 pela Hidrominas, órgão do Governo do Estado de Minas Gerais, o Grogotó, através de um convênio com o Senac, se transformou no primeiro hotel-escola da América Latina.

Atualmente, o conjunto arquitetônico conta com modernas instalações e inúmeros cursos, inclusive de nível superior. O espaço também tem um centro de convenções e biblioteca.

São 88 apartamentos e 75 funcionários diretos do hotel. Em dezembro de 2019, o G1 mostrou que o local passava por uma reavaliação do modelo de gestão, por conta da queda de cerca de 20% da taxa média de ocupação.

Em janeiro de 2020, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Barbacena (COMPHA) aprovou por unanimidade o tombamento do Hotel Grogotó.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

CAMPANHA “DOE SEM SAIR DE CASA” ARRECADA 12 TONELADAS EM DONATIVOS EM LAFAIETE