Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Por: Helen Oliveira

Solenidade festiva realizada pela Câmara Municipal, contou também com a outorga das medalhas Grau Mérito Legislativo a personalidades municipais, estaduais e federais

 

No dia 14 de agosto, a Câmara Municipal, por meio de uma sessão solene, comemorou os 226 anos de emancipação político-administrativa de Barbacena com a outorga da medalha “Ordem Do Mérito Legislativo”, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. A cerimônia festiva aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, gentilmente cedido para a ocasião.

Ao todo, 32 personalidades municipais, estaduais e federais estiverem na cidade para receber a honraria que é concedida, com aprovação unanime do Plenário, soberano da Câmara Municipal, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao município, estado ou nação tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do povo, por meio do Poder Legislativo.

O Presidente Odair Ferreira (REDE) abriu a sessão parabenizando à cidade de Barbacena, por sua história. Odair também agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, muitos vindos de outras cidades para prestigiar a cerimônia.

Primeiro a ser outorgado, o prefeito municipal Luís Álvaro Abranches (PSB), falou do orgulho de ser o gestor da cidade no atual momento político. “Desde o início, quis dar a Barbacena a atenção merecida e o meu máximo para administrá-la da melhor maneira. Apesar das dificuldades, temos conseguido levar adiante projetos e inovações jamais vista”, disse.

Impossibilitada de comparecer a sessão, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enviou aos barbacenenses um vídeo parabenizando-os por sua história. “226 anos! Poucas cidades possuem essa história e a de Barbacena é linda. Espero muito em breve poder estar com vocês para abraça-los pessoalmente”, disse.

Elvas – Portugal

Em uma inédita aproximação com a Câmara Municipal da cidade portuguesa de Elvas, na fronteira entre Portugal e Espanha, o presidente, Odair Ferreira dialogou com representante do município português, cuja peculiaridade é ter entre seus distritos a Freguesia de Barbacena, nome que deu origem ao título de nobreza do Visconde de Barbacena, que por sua vez deu à nossa cidade, a partir de 1791.

Entusiasmado com os 226 anos e em promover um resgate das origens coloniais, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, o socialista Nuno Miguel Fernandes Mocinha enviou um vídeo institucional daquela cidade portuguesa, que encantou a todos os presentes. Elvas é um importante polo turístico em Portugal e vários de seus monumentos são considerados pela UNESCO, patrimônio histórico da humanidade.

Orador

Edson Carlo Brandão, historiador, artista plástico e apaixonado por esta cidade, subiu à Tribuna  emocionado e falou um pouco da origem do município, do Visconde de Barbacena e sua tradição.

“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores, longe que querer que esta mensagem seja uma enfadonha aula de datas e fatos pretéritos, desejamos evidenciar o caráter cívico e emblemático do dia 14 de agosto, efeméride maior de Barbacena, discorrendo sobre a origem do nosso nome, pois poucos são os que sabem com algum detalhe de onde vem e o que significa Barbacena” e completou “Para que não haja presente sem a compreensão do passado e que o futuro não seja caminho incerto percorrido a esmo pelo viajante que ignora de onde veio”, finalizou.

Fotos (acima): Ronald Araújo Fotografia

 

Mensagem do Presidente da Câmara de Barbacena.

Vereador Odair Ferreira (REDE), Presidente da Câmara Municipal de Barbacena.

Em entrevista concedia ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais dias antes da sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, vereador Odair Ferreira (REDE), deixou uma mensagem de reflexão aos barbacenenses: “A mensagem que deixo aos barbacenenses pela passagem do aniversário da nossa cidade, é de esperança. E que juntos, as autoridades, a prefeitura, através do Prefeito Luis Álvaro, a Câmara Municipal por meio de seus vereadores, e principalmente a população, podermos dar início a uma grande transformação para a nossa cidade. Nós precisamos ter um olhar diferenciado e pensar Barbacena no sentido macro, de grandiosidade,  e deixar aquela pergunta para tantas e tantas pessoas que amam esta terra hospitaleira e encantadora, assim como eu tenho um  carinho e amor enorme por Barbacena; Qual é a Barbacena que nós queremos? A Barbacena altaneira? A Barbacena progressista? A Barbacena que implementa a nova política, que pensa em primeiro lugar , na coletividade  no cidadão? Ou aquela Barbacena antiga que deixa de praticar a justiça social ? Qual é a Barbacena que queremos para os nossos filhos e para o nosso futuro?” explanou Odair.

Fotos(acima) : Januário Basílio

  • Helen Oliveira, é Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Barbacena.

 

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping