Soldado da EPCAR salva criança engasgada

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Militar estava fora de serviço, mas conseguiu ajudar família que pedia socorro em uma avenida de Minas Gerais. O soldado de 2ª classe foi incorporado em março de 2023

Um soldado da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), conseguiu salvar uma criança de 6 anos, que estava engasgada, após realizar os procedimentos necessários. O Soldado de 2ª Classe (S2) Maxuiller Brainer Cassimiro estava de folga e dirigia a caminho de casa, quando percebeu duas mulheres pedindo socorro para a criança na porta de uma casa próxima à estrada. O caso aconteceu no início deste mês de janeiro e foi veiculado de forma elogiosa na imprensa local.

Apesar de não estar de serviço, o militar estacionou o carro rapidamente e saiu do veículo para auxiliar a família na avenida Tiradentes, no trecho entre Barbacena e Dores de Campos, a 220 quilômetros de Belo Horizonte (MG). “Eu olhei para o lado, tinha uma mulher pedindo ajuda e dei ‘meia-volta’. Vi a criança engasgada, babando, e consegui fazer os procedimentos. Ela soltou um pedaço de goiaba pela garganta e conseguiu respirar normalmente”, relata o S2 Maxuiller.

Os treinamentos dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) incluem exercícios operacionais de primeiros socorros e de resgate. A manobra realizada pelo S2 Maxuiller, incorporado em março de 2023, durou cerca de dois minutos. “A avó da menina agradeceu a Deus. O pai chegou me abraçando, falando que eu fiz o bem. Eu fiquei emocionado, é muita felicidade poder ajudar assim”, diz.

O 2º Tenente médico Gabriel Cambraia Alves, também lotado na Organização Militar de Barbacena, explica que é possível identificar uma pessoa em situação de engasgo pelo gesto típico de levar as mãos ao pescoço. “Depois de identificar o engasgo, o ideal é fazer a ‘Manobra de Heimlich’ para tentar desobstruir a via aérea. Enquanto isso, deve-se entrar em contato com o serviço de emergência”, afirma.

Para realizar a “Manobra de Heimlich”, é necessário se posicionar atrás da pessoa engasgada e envolvê-la com os braços um pouco acima da cintura. Uma das mãos deve ficar fechada em cima da região epigástrica enquanto a outra mão, bem aberta, fica em cima da primeira. “Depois, é começar a fazer compressões, com a direção das mãos de dentro para cima, como se estivesse fazendo uma letra ‘J’. E repetir a manobra até eliminar o objeto ou até que a pessoa fique inconsciente, um sinal de gravidade e alerta para o início da massagem cardíaca enquanto a emergência não chega”, orienta o 2º Tenente Médico Cambraia.

Cerca de 90% dos pacientes não apresentam sequelas após situações de engasgo, mas é recomendado procurar avaliação médica e verificar se houve a completa desobstrução, conforme o 2º Tenente Médico Cambraia. “Especialmente no caso de idosos que sofrem engasgos, porque eles podem ter complicações, como pneumonia aspirativa”, acrescenta.

Sobre a EPCAR

Uma das Organizações Militares mais tradicionais da Força Aérea Brasileira (FAB), a EPCAR tem como objetivo principal preparar os jovens para o Curso de Oficiais Aviadores, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

A Escola Preparatória se destaca pelo ensino de qualidade, com formação acadêmica, física e moral para os alunos. Além disso, executa cursos de formação e especialização de militares para os diversos setores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, acredita que episódios como o do S2 Maxuiller reforçam o compromisso da Escola Preparatória com a sociedade. “As Forças Armadas devem estar prontas para apoiar a população em todos os momentos. É gratificante saber que nossos militares estão empenhados no cumprimento da missão da FAB e, oportunamente, no apoio à população civil “, diz.

Com informações: EPCAR.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes