Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Solenidade marca a formatura de mais uma turma de Soldados na EPCAR

95 novos soldados fizeram juramento à Bandeira Nacional na solenidade militar que marcou a Conclusão do Curso de Formação de Soldados

Em cerimônia militar realizada na manhã de sexta-feira (09), marcou a formatura de 95 novos soldados que concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da 1ª turma de 2021, promovido pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena. Durante a solenidade, que em razão da pandemia da covid-19 foi realizada sem a presença de convidados, os novos soldados da turma Philia prestaram compromisso à Bandeira Nacional.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, presidiu a cerimônia que é um marco na vida dos novos militares. O evento contou apenas com a presença dos concludentes, da equipe de instrução e militares representantes das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da turma Philia – nome da turma escolhido por seus integrantes, receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período de adaptação, nas semanas iniciais, é destinado para que os instruendos se adaptem à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria.

O Soldado João Victor Coelho Mendes encerrou o curso em primeiro lugar, ratificando o sentimento de orgulho em se tornar soldado da Força Aérea Brasileira (FAB). “Seguindo os passos do meu irmão que também é soldado nesta Organização Militar, com dedicação, espírito de corpo e orgulho, conseguimos concluir esse período de formação. Agora, somos militares da Força Aérea”, finalizou.

O responsável pelo trabalho doutrinador foi o Tenente Especialista de Aeronáutica José Eduardo Ferreira Torres, Comandante da Esquadrilha de Formação de Soldados do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ). O oficial enfatizou as dificuldades enfrentadas pela equipe de instrução e pelos formandos neste momento de pandemia e ressaltou a mudança que o estágio proporcionou na vida destes jovens que hoje concluem esta importante fase da formação militar. “Superamos as adversidades e, nesse momento, entregamos 95 novos soldados prontos para cumprirem a missão da FAB e, em particular, da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena”, afirmou.

Uma particularidade da Turma Philia são os irmãos, Soldado Samuel Raposo Radamon e Soldado Mateus Raposo Radamon e, Soldado Rafael Henrique Germanio de Souza e Soldado Lucas Gabriel Germanio de Souza, gêmeos, que tiveram a oportunidade de vivenciar mais um momento junto e dedicaram, emocionados, essa conquista aos seus pais. “Crescemos juntos e alcançarmos essa vitória unidos tornou-se ainda mais gratificante. Uma satisfação imensa para os nossos pais que sempre nos incentivaram a ingressar nas Forças Armadas”, destacou o Soldado Rafael Henrique.

O Comandante da EPCAR enalteceu que incorporar-se às fileiras da Força Aérea Brasileira é motivo de orgulho e de assunção de responsabilidades com a defesa da nossa Pátria. “Honrem a farda que vestem e o compromisso assumido e permaneçam firmes na postura ensinada durante o exigente curso de formação. Temos a certeza de que vocês muito contribuirão, por meio do trabalho profissional e destemido, com a nossa missão”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes.

Na solenidade, os novos soldados prestaram o compromisso e a continência à Bandeira Nacional e, além do soldado melhor colocado no curso, foi premiado aquele que foi eleito pelos companheiros de Turma e pela equipe de instrução como “militar padrão”, uma reverência pelo elevado espírito de corpo, disciplina e camaradagem que foram apresentados pelo militar durante todo o curso.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

EPCAR HOMENAGEIA O 9º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, SEDIADO EM BARBACENA