Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Odonto + – Banner Grande

Conselheiro Lafaiete:

Solenidade marca os 21 anos de criaçãodo 31º BPM – Guardião da Estrada Real. 

O 31º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Batalhão Inconfidência Mineira, Guardião da Estrada Real, teve sua origem na soma de esforços do Comando Geral da Polícia Militar e da administração municipal de Conselheiro Lafaiete, juntamente com o apoio de vários segmentos sociais da comunidade em prol da promoção e preservação da Segurança Pública nos vinte e quatro municípios que compreendem a sua área de atuação.

Depois de percorridos vinte anos de sua criação, como forma de reconhecer a importância de seus integrantes (Policiais Militares da Ativa, Reformados, Reserva, Pensionistas e Funcionários Civis) e de todos os seus colaboradores, na manhã do dia 11 de maio, aconteceu no pátio da Unidade,  solenidade comemorativa a essa importante data.

O evento teve início com coffee breack servido para as autoridades e convidados que foram recepcionados pelo Comandante da Unidade, Tenente Coronel PM Fabiano Rocha dos Santos. Logo em seguida, no pátio do 31° BPM, foi realizada a tão aguardada solenidade militar que contou com a presença do Comandante da 13ª Região da Polícia Militar,  Coronel PM Jesus Milagres que estava acompanhado do ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais e  Juiz do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), Coronel PM Sócrates Edgar dos Anjos  representando o Presidente do TJMG, Coronel PM Marco Antônio Bicalho, Ex Subcomandante Geral.. Também estiveram presentes o Coronel Fábio Manhães Xavier, Chefe do Gabinete do TJMG, e do Coronel Josué Soares da Silva Filho, Ex Comandante Regional.

Na sequência, como forma de ressaltar a grandeza, a honra, o civismo e a soberania nacional, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 9° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Barbacena, sob a regência do Sub Tenente PM Airton Milagres Rodrigues. Na oportunidade, o Comandante homenageou Policiais Militares e Autoridades que se destacaram pelos seus relevantes serviços prestados à corporação. Ao todo, vinte e cinco Policiais Militares foram agraciados com Medalhas de Mérito Militar nos graus bronze e prata. A Medalha de Mérito Militar é uma condecoração que se destina a distinguir e premiar Policiais Militares em reconhecimento pelos bons serviços prestados ao longo de suas carreiras, sendo concedida a medalha no grau bronze àqueles que completaram dez anos de serviço e no grau prata aos que completaram vinte anos. Os Policiais Militares também foram homenageados nas seguintes modalidades:

Destaque Operacional e Administrativo, Motorista Padrão e Comandante de Pelotão

Destaque, além da condecoração da 120ª Companhia PM, sediada em Carandaí, que consagrou-se vencedora na modalidade de Primeiro Torneio de Gestão de Desempenho Operacional. Com grande honra e em reconhecimento às relevantes contribuições prestadas a essa instituição, vinte e quatro colaboradores foram homenageados com o Troféu “Guardião da Estrada Real”. Ainda durante a cerimônia, o Comandante do 31º BPM anunciou o “Projeto Mulher Segura”, uma ação social que se pauta em atividades que visam uma prevenção criminal primária, objetivando tratar o fenômeno em sua origem, de modo que as ações tenham aptidão a médio e longo prazos para transformar a realidade de grupos sociais que apresentam singular vulnerabilidade. Houve a apresentação também do serviço de policiamento ostensivo, o qual visa uma maior aproximação entre a Polícia Militar e a Sociedade, fortalecendo as premissas institucionais.

Houve uma homenagem da Câmara dos Vereadores de Conselheiro Lafaiete, representada pelo Presidente, vereador Darcy José de Souza, que entregou um certificado de “Moção de Aplauso” e uma placa comemorativa ao aniversário de vinte anos do 31° BPM.

Ao término da solenidade foi dada a palavra ao Comandante que em discurso agradeceu a presença de todos.

Sobre o 31º BPM

O 31º BPM, criado em 09 de maio de 1998, em meio à arquitetura eclética de Conselheiro Lafaiete, desenvolve ações preventivas com foco na promoção da Paz Social através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), Projeto Ação e Movimento, Grupo de Escoteiros, Reuniões do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) e reuniões dos Diálogos de Segurança Pública. Nas ações repressivas e de visibilidade, o Batalhão emprega estrategicamente as guarnições policiais militares com fito de combater a criminalidade e manter a tranquilidade pública. O 31º Batalhão atualmente realiza o policiamento em 24 cidades, o que representa uma extensão territorial de aproximadamente 6.157 KM2 e uma população aproximada de 370 mil habitantes.

Companhias 

61ª Companhia e 302ª Companhia Tático Móvel (Conselheiro Lafaiete);

65ª Companhia (Ouro Branco);

73ª Companhia (Congonhas);

120ª Companhia (Carandaí).

Fonte: AC0 – 31º BPM  Conselheiro Lafaiete.

BQHost Banner Grande 2