Solenidade realizada na manhã da última sexta feira (17) no Auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena, marcou os 31 anos de implantação do Corpo de Bombeiros em Barbacena. A solenidade foi presidida pelo Coronel BM Erenito Alves Azeredo, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o qual está subordinado a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar de Barbacena.

Autoridades militares, civis, políticas e empresariais de Barbacena e região, prestigiaram o evento quando na oportunidade, também receberam homenagens pelos relevantes serviços prestados junto a Corporação Militar.

Homenagens:

Treze bombeiros militares receberam Medalha de Mérito Militar, nos graus: Ouro, Prata e Bronze. Em seguida,  foram homenageadas com troféus e diplomas, autoridades políticas e empresariais como forma de reconhecimento e pela contribuição no crescimento e desenvolvimento da Corporação Militar na cidade e na região.

“A satisfação foi muito grande, recebi a Medalha de Grau Ouro, por 28 anos exemplares dedicados a Corporação, e com grande satisfação homenageamos diversas autoridades e amigos de todas as horas que nos motivam a trabalhar incessantemente com afinco e presteza”, comentou  Major BM Finamor, Comandante da 2° Cia Independente.

Durante pronunciamento, na leitura da “Nota do Comando”,  o Coronel BM Azeredo Erenito Alves Azeredo, externou a admiração por todos e em especial aos militares agraciados com a Medalha de Mérito Militar, e o desafio de comandar o 3° COB que recebeu com enorme alegria pois a Região do Campo das Vertentes, Alto Paraopeba e toda a Região da Zona da Mata são uma das mais prósperas do Estado.

Histórico:

Inaugurada em 20 de novembro de 1986, como 4° Seção de Combate à Incêndio que pertencia ao  7° SGI em Juiz de Fora que por sua vez era subordinado ao 2° Grupamento de Incêndio na cidade de Contagem, a unidade dos bombeiros foi instalada durante o governo de Hélio Garcia, ex-Governador de Minas Gerais, e na gestão do  ex-prefeito Lídio Nusca.

Em 1995, com a elevação do quartel de Juiz de Fora a condição de Batalhão, a fração de Barbacena passou a se denominar 4° Pelotão de Bombeiros .

Em 2006, foi elevada à condição de Companhia possuindo frações nas cidades de São João del Rei, Ubá e Muriaé, advindo Conselheiro Lafaiete em 2009.

Em 2015, o Comando Geral visando a capilaridade e o pronto atendimento ao cidadão mineiro, passou a denomina-la 2° Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena.

Área de atuação da 2ª Cia. Independente de Bombeiros Militar -Sede Barbacena:

Companhias e Pelotões subordinados:

1ª Cia BM Barbacena

1º Pelotão BM – Sede (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Municípios de área de atuação: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Aracitaba, Barbacena, Barroso, Bias Fortes, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Oliveira Fortes, Paiva, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Senhora dos Remédios.

2º Pelotão BM – São João Del Rei (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Andrelândia, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Tiradentes

2ª Cia BM Conselheiro Lafaiete

1º Pelotão BM – Conselheiro Lafaiete (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Belo Vale, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Lamim, Ouro Branco, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, Senhora de Oliveira.

Acesse a Galeria de Imagens com fotos exclusivas de Januário Basílio para o Vertentes das Gerais: