Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Solenidade militar marca os 32 anos de instalação dos Bombeiros em Barbacena.

Solenidade militar realizada na manhã desta terça-feira (20) na sede da Associação dos Suboficiais e Sargentos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (CASSAB), celebrou os 32 anos de instalação do Corpo de Bombeiros em Barbacena. A cerimônia foi presidida pelo Coronel Sérgio José Ferreira, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros Militar, sediado em Juiz de Fora o qual a Companhia está subordinada, e contou contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia foram homenageados os bombeiros destaques operacionais e  administrativos,  bem como; empresários e parceiros da instituição. Dentre os homenageados, o tenente-coronel Emerson Ramalho dos Santos, atual comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar sediado em Juiz de Fora. Emerson Ramalho foi o primeiro comandante da  Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, além do Coronel Ferreira.

Em pronunciamento, o Comandante Coronel Sérgio José Ferreira, enalteceu a  atuação do Corpo de Bombeiros se referindo diretamente a tropa: “Apesar de termos um efetivo relativamente pequeno e estar presente em pouco mais de 80 cidades no Estado,  devemos dedicar inteiramente à nossa missão constitucional atuando com muita  técnica,  principalmente nos serviços de proteção e defesa civil,  pois a população espera sempre uma resposta eficiente dos Bombeiros Militares”, disse.

Sobre a unidade militar:

O Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena foi inaugurado em 20  de novembro de 1986, pelo então Governador Doutor Hélio Garcia, na gestão do Prefeito Municipal Professor Lídio Nusca, que teve o cuidado de instalar a Fração numa área mais centralizada e de fácil acesso às diversas rodovias que circundam a cidade.

Na época,  a unidade pertencia ao Segundo Grupamento de incêndio, localizado na cidade de Contagem. Posteriormente em 1994 passou a pertencer ao 4º Batalhão de Bombeiros sediado em Juiz de Fora. Em 2015, tornou-se uma unidade Independente com elevação a Companhia  Independente.

Atualmente a Companhia está sob o comando do barbacenense, Major Maicon Elias Alfim. Integram a corporação cerca de 200 militares, divididos  duas companhias;  uma delas  instalada  na sede de  Barbacena tendo como subordinação também  o pelotão de São João del Rei, a Companhia sediada em Conselheiro Lafaiete que possui ainda um Posto Avançado em Congonhas (instalado em 2018). A instituição tem uma média de 700 ocorrências atendidas por mês, a unidade destaca-se como uma das principais do Estado, atuando com eficiência, reduzindo o tempo de resposta aos serviços prestados à população, estando sempre presente ao lado do cidadão e da sociedade mineira.

Fonte: 2ª Cia. Independente de Bombeiros Militar.

BQHost Banner Grande 2