Temporal transborda córregos, alaga ruas e deixa pessoas ilhadas em Barbacena e Juiz de Fora

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Um temporal transbordou córregos, deixou ruas alagadas e pessoas ilhadas em Juiz de Fora e Barbacena, na noite de terça (28) e madrugada desta quarta-feira (29).

Segundo a Defesa Civil, choveu 60 mm em Juiz de Fora. Já em Barbacena, foram registrados mais de 70 mm. A média mensal para janeiro é de 297 mm, o que representa quase 20% do total esperado para o mês.

Juiz de Fora

Conforme a Prefeitura, o temporal em Juiz de Fora teve início devido a uma formação local e se manteve por quase 2 horas, o que contribuiu para a elevação dos níveis dos córregos da cidade e do Rio Paraibuna.

A bacia do Córrego São Pedro, por exemplo, transbordou e alagou a Rua Senador Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio. Os maiores volumes de chuva foram registrados nos bairros Monte Castelo, Milho Branco e São Pedro.

No Bairro Democrata, na Rua Benjamin Guimarães, cinco pessoas ficaram ilhadas dentro de veículos devido ao alagamento completo da via. Elas foram resgatadas com segurança pelo Corpo de Bombeiros.

Já no Bairro Milho Branco, na Rua Azul, houve o deslizamento de um barranco, que atingiu parte dos fundos de uma residência. Além disso, uma segunda casa, localizada na parte superior do talude, ficou exposta, aumentando o risco estrutural.

A Defesa Civil foi acionada para avaliar a segurança das moradias, e os moradores foram orientados a permanecer fora dos imóveis até a conclusão da vistoria técnica.

A Avenida dos Andradas, no Centro da cidade, também foi tomada pela água, igualmente a Avenida Ibitiguaia, no Bairro Santa Luzia.

Barbacena

Em Barbacena, novamente, ruas da região do bairro Pontilhão, como por exemplo: a José Nogueira, Sena Madureira, e avenida Governador Bias Fortes, foram tomadas pela água da chuva após transbordamento de um córrego que passa pelo local, causando interdição no trânsito e transtornos a moradores e lojistas. A força da enxurrada causou, também, danos nas estruturas de algumas ruas, com parte do asfalto arrancado e desprendimento de paralelepípedos devido a força da água.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve o rompimento do muro de uma casa, além de cerca de nove imóveis inundados na região da Rua Professor Carlos Benjamin Gonçalves, no Bairro Boa Morte. A água atingiu aproximadamente um metro de altura, e móveis e eletrodomésticos foram perdidos.

A Polícia Militar compareceu ao local e resgatou um cão. O Corpo de Bombeiros também auxiliou no resgate de outro animal. Nenhum dos animais ficou ferido e ambos foram entregues aos tutores.

Com informações: G1 Zona da Mata/fotos: Bombeiros e redes sociais.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes