Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Tragédia em Brumadinho: 58 mortes confirmadas,  e 305 pessoas estão desaparecidas

-19 corpos já foram identificados

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, na noite deste domingo (27), que o número de mortos no desastre de Brumadinho subiu para 58. De acordo com o tenente coronel Flávio Godinho, 305 pessoas ainda estão desaparecidas. Este número cresceu porque novas famílias fizeram cadastros em busca de seus parentes. Ainda de acordo com ele, 192 resgates foram realizado até o momento. Só neste domingo foram encontrados 21 corpos.

Porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara afirma que um ônibus foi encontrado. Não há informações, entretanto, de quantas pessoas estavam dentro do coletivo. Os bombeiros estão trabalhando para conseguir estabelecer um canal de acesso ao ônibus para retirar os corpos. Não há vítimas vivas.

“Não existe risco de um novo rompimento. Boa parte da água da que estava na barragem já foi bombeada. O monitoramento está sendo feito e o grau de segurança hoje é maior”,  afirmou Aihara, durante coletiva.

De acordo com ele, são 14 pontos prioritários de buscas. Um deles é um refeitório, onde a lama atingiu 15 metros. Perto dali, há uma residência com três vítimas sem vida.  Os trabalhos de resgate prosseguem mesmo durante à noite.

Toda a área de risco foi isolada para que os resgates sejam feitos com mais segurança. Aihara reforçou, ainda, que não é preciso de ajuda de voluntários, já que trata-se de um local de risco. O tenente disse que a corporação está monitorando as condições climáticas, e que não há possibilidade de materiais radioativos. A lama já foi enviada para análise de toxicidade.

Dois barbacenenses que trabalhavam na região onde houve o rompimento da barragem em Brumadinho estão desaparecidos. Familiares de Wanderson Oliveira Valeriano (35 anos) e  Leandro Rodrigues (33 anos), estão aflitos em busca de informações sobre  o paradeiro dos barbacenenses, que desde o acidente não conseguiram mais contatos.

Fonte: Jornal O Globo/Foto (capa): Adriano Machado/Reuters