Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

UEMG Barbacena busca fortalecer vínculos com as comunidades acadêmica e local

A UEMG, Unidade Barbacena, lançou no mês de maio o projeto “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto”, amplamente divulgado através das redes sociais da instituição, sobretudo, Facebook e Instagram.

Diante da suspensão das aulas devido à pandemia, a proposta busca manter os vínculos entre os diversos atores da comunidade acadêmica – professores, alunos, ex-alunos e técnicos administrativos – e também com a comunidade externa. O projeto surgiu abarcando o território por meio do envio de mensagens curtas, aproximando, ainda que virtualmente, todos que, no dia a dia da instituição, se esforçam para tornar possível a existência de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que atende a Barbacena e região há quase 20 anos.

Um dos fundamentos “é a construção de vínculos pelo afeto, dada a sobrecarga emocional que nos desafia diante dos riscos atuais à saúde e às vidas, bem como as pressões advindas do espectro econômico neste contexto desafiador de pandemia da COVID-19”, afirma a professora Rita de Cássia Oliveira, atual diretora da UEMG Barbacena e coordenadora do projeto junto com o professor Luciano Alves Nascimento.

Além das provocações críticas para pensar o tempo atual, o projeto visa levar mensagens de afeto e com a empatia natural dos processos acadêmicos que todos vivenciam, mas que ficam como lacuna na vida dos discentes diante da suspensão das aulas. Segundo Rita Oliveira, estar na universidade pública é também uma estratégia de vida, logo “empatia e afetividade são sentimentos e pilares nessas vivências, sendo também fundamentais neste momento, assim como na prática pedagógica docente. E isso está pautado em postulados de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, pois são sentimentos que perpassam qualquer processo formativo, de fato” explica Luciano Alves Nascimento. Sendo assim, “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto” se baseia na ideia de que a formação humana exige meios para entrelaçar a razão e a afetividade como aspectos fundamentais para o aprendizado contínuo na sala de aula, o que extrapola para a vida em sociedade.

A execução do projeto tem contado com o trabalho conjunto entre técnicos administrativos e professores da UEMG Barbacena, além da Assessoria de Comunicação da UEMG e da UEMG Divinópolis.

Outras informações sobre o projeto ou contatos para entrevistas:

Daniele Ribeiro (ponto focal Unidade Barbacena) – 98893-3762

Fonte: Divulgação:

Leia também:

PARÓQUIA DA PIEDADE REALIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA NESTE SÁBADO, EM BARBACENA