Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Último dia do Fórum Urbano Regional guarda grandes atrações, em Congonhas.

Após dois dias de intensa troca de informações, o Fórum Urbano Regional do Alto Paraopeba, que está sendo realizado em Congonhas, encerra nesta quinta-feira (31), e teve início às 8h30, com visita técnica às esculturas situadas no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que abordará o processo criativo delas. Às 14h, acontece o Painel “Expansões e Limites: Parcelamento do solo, legislação urbana e território”. Às 16h, Conferência de Encerramento.

Neste segundo dia de evento, aconteceu uma visita técnica Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, onde o escultor Luciomar Sebastião de Jesus ofereceu aos participantes detalhes do processo de restauro daquela igreja, que foi concluído em 2018. O arquiteto, urbanista e fotógrafo, Hugo Castelani Cordeiro, ministrou, no Museu de Congonhas, a oficina de fotografia ”Olhares e diálogos entre tempos”, em que mostrou processos para capturar as melhores imagens em espaços urbanos e monumentos, como o Santuário.

À tarde, foram apresentados os painéis “Transitoriedade e fluxos: Fluxos contemporâneos e caminhos para a cidade inteligente”, que tratou dos aspectos necessários para se conceber uma cidade inteligente, e outro com o tema “Design, Inovação e Cidades: soluções integradas para equipamentos e espaços urbanos, novos materiais de inovação”, que apresentou tecnologias já utilizadas que devem ser utilizadas para oferecer funcionalidade ao cidadão.

Conferência de Encerramento

Mega  Eventos Esportivos e Transformações Urbanas: Experiências no PAN 2017, Copa do Mundo 2014 e RIO 2016.

Bruno Campos – BCMF Arquitetos

Arquiteto pela UFMG (1994), com mestrado (M.A em “Housing and Urbanism”) na Architectural Association , Londres, 1998). Integrou a equipe que desenvolveu projetos para a candidatura de Nova York para as Olimpíadas de 2012. Fundou em 2001 a BCMF Arquitetos, sendo reconhecidos como um dos expoentes da nova geração da Arquitetura Brasileira e incluídos no ranking “Fast Company” como uma das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul. Possui atuação em escalas a tipologias diversificadas (de corporativos a masterplans urbanísticos), merecendo destaque o Complexo Esportivo Deodoro (Jogos Panamericanos 2007 e Olimpíadas 2016), Masterplan Oficial da candidatura das Olimpíadas Rio 2016 e a renovação do Estádio do Mineirão, além de projetos corporativos para o Google (em BH e SP).

 

Sobre o outro painel:

As 14h, acontece o Painel “Expansões e Limites: Parcelamento do solo, legislação urbana e território. às 16h. Que discutirá caminhos jurídicos e urbanísticos para a expansão da cidade. Os palestrantes são:

Fábio José Martins de Lima

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989) com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu, com aproveitamento, Estágio Pós-Doutoral no IUAV Università di Venezia e com a Università di Padova. Desenvolve também com a Universidad Nacional de San Juan, na Argentina colaboração em termos de atividades de pesquisa, o mesmo com a Aalto University, na Finlândia.

Cláudia Ferreira de Souza

Possui graduação em Direito – Faculdades Milton Campos (1990), curso de Especialização em Direito, Impacto e Recuperação Ambiental pela Fundação Gorceix/UFOP e mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior Dom Helder Câmara (2013). Atualmente é promotora de justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo da Capital. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Habitação e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, meio ambiente e meio ambiente urbano.

Mediador: Juliano Resende Cunha. Advogado formado na PUC MG – Campus Coração Eucarístico. Procurador-Geral do Município de Congonhas.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

ROSAS AZUIS PRODUZIDAS EM ANTÔNIO CARLOS GANHAM O MERCADO BRASILEIRO