Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Uma viagem virtual pela Basílica de São José em Barbacena

Um dos maiores templos religiosos de Barbacena, a Basílica de São José Operário,  possui em seu  interior uma  grande variedade em belezas e formas  arquitetônicas pelas quais foram construídas suas esculturas  e  objetos. Muitas pessoas que passam por este grandioso templo, nem dão conta das grandes riquezas que estão em sua frente,  praticamente raros, dificilmente encontrados em outro local no Brasil.

basilica-de-sao-jose-barbacena-minas-gerais-januario-basilio-vertentes-das-gerais-14

 

Em setembro de 1949, o então, Arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, benzeu a pedra fundamento daquele que seria um dos maiores santuários da região, projetado  em forma de uma cruz grega.

Em  pesquisas  realizadas pelo Vertentes das Gerais,  para ilustrar um pouco mais sobre a história deste templo religioso,  verificou-se que a primeira Festa de São José Operário foi realizada em 01 de maio de 1957, e o primeiro Jubileu em 21 de abril de 1964.

As belezas da Basílica não está somente em sua parte externa a qual admiramos a grandiosidade do seu tamanho, estão também em seu interior, nos lindos  vitrais  estampando diversas passagem bíblicas, como da Arca de Noé, a passagem do Mar Vermelho entre outros espalhados pelos quatro cantos do Santuário, o que nos permitem um momentos de reflexão  e de contemplação  devido ao grande valor e importância destas obras.

 

Os grandes painéis da Via Sacra, moldados em terra-cota  em tamanho natural  dão a dimensão da obra do artista que o criou direcionando o  olhar para o centro dos quadros onde estão esculpidas as figuras, uma grande obra de arte de rara beleza e existência, o que de uma certa forma, valorizam a importância do Santuário para o contexto histórico e arquitetônico  do município.

A Pia Batismal é mais um destes elementos raros encontrado em seu interior, foi fabricada de uma só bloco de granito preto, com a  sua forma arredondada, assim como o Altar-Mor, confeccionado com apenas um elemento de mármore interior sustentado por duas colunas de fino mármore.  As imagens sacras também em tamanho natural e de uma perfeição tão grande, que nos causam a impressão de que elas estão nos observando como seu olhar profundo.

A imagem de São José localizada atrás do altar, no alto da parede parece que  está  a nos observar, abençoando nossa permanência no templo, assim como as demais esculturas que de tão lindas e abençoadas, acalma nossas momentos de aflições, passando-nos uma leveza sem igual,  é como se tivesse deixado pra traz, todo o nosso fardo que carregamos até a chegada a Basílica.

A Basílica de São José Operário localiza-se no alto de uma colina em bairro de mesmo nome, é de tão grande e suntuosa,  sua cúpula pode ser avistada dos mais diferentes pontos de Barbacena, um grande testemunho de fé e de referencia religiosa do seu povo.

Confiram a galeria de imagens, e conheçam um pouco mais sobre a Basílica  fazendo um pequeno giro virtual dentro e fora dela.

Fotografias: Januário Basílio

Vertentes das Gerais prestará homenagem os 226 anos de Lafaiete