Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Unidades de Saúde Mental do Alto Paraopeba prezam por atendimento humanizado 

A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, relações, ideias e emoções. Todas as pessoas podem apresentar algum tipo de sofrimento. Nestes momentos, é importante que elas saibam onde encontrar ajuda. Congonhas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Desterro de Entre Rios contam com serviços especializados em saúde mental.

A Unidade Regional de Saúde Mental (URSM) é formada por quatro serviços abertos, que foram criados para substituir os hospitais psiquiátricos, tendo como proposta oferecer atendimento especializado e humanizado em saúde mental, favorecendo a estabilização do paciente e a sua ressocialização.

A URSM atua articulada com outros serviços de saúde, assistência social e educação deste e dos demais municípios pactuados, em conjunto com as famílias, para oferecer atendimento integral a pessoas com transtornos mentais e/ou problemas decorrentes do abuso de álcool e outras drogas.

A Lei Municipal Nº 3.793, de 26 de Novembro de 2018, que trata da promoção da saúde mental e da prevenção ao suicídio em Congonhas, garante que a oferta destes serviços seja mantida por futuros gestores municipais. Ainda em 1986, a Prefeitura passou a oferecer este tipo de atendimento, mas ainda de forma incipiente. Com o tempo, foi criada uma estrutura que, atualmente, conta com o Ambulatório, o CAPS II, o CAPS AD e o CERPAI, que formam a Unidade Regional de Saúde Mental.

CERPAI – Centro de Referência Psicossocial da Adolescência e da Infância

Serviço ambulatorial de Saúde Mental que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais moderados e/ou graves, incluindo casos de risco de suicídio.

Realiza atendimentos de Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Funcionamento: segunda-feira, de 7h às 18h; terça, quarta e quinta-feira, de 7h às 18h30; e sexta-feira, de 7h às 17h.

Para informações sobre o número de vagas e horários de acolhimento para Psicologia e Terapia Ocupacional, ligue: (031) 3731- 6474.

Endereço: Rua Padre João Pio, nº163, no Centro.

 

Ambulatório de Saúde Mental

Serviço ambulatorial de Saúde Mental que atende adultos com transtorno mental leve, moderado e severo e que necessitam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Além dos atendimentos individuais, o ambulatório oferece oficinas terapêuticas, em grupo.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.

Para informações sobre a primeira consulta, ligue (031) 3732-2335.

Endereço: R. Bom Jesus 141. B. Centro. Congonhas.

 

CAPS Ad – Centro de Atenção Psicossocial ao usuário de Álcool e outras Drogas

O CAPS AD é um dispositivo que atua através de ações de redução de danos à saúde das pessoas em uso nocivo de álcool e/ou outras drogas. Atende com o conceito de portas abertas, acolhendo cidadãos em situação de crise, incluindo o risco de suicídio, tão logo cheguem a este serviço.

A equipe promove abordagens individuais e em grupo, atendimento à família, atividades de reabilitação psicossocial e inserção comunitária, oficinas terapêuticas e assistência farmacêutica.

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.

Endereço: Av. São João Del Rei, nº 167, Bairro Dom Oscar, Congonhas.

 

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial II

Este é um serviço de urgência em saúde mental que atende pacientes adultos com transtornos mentais severos e persistentes, em situação de crise, incluindo pessoas em risco de suicídio. Estes pacientes chegam ao CAPS II por demanda espontânea ou encaminhados por outros setores.

O CAPS II realiza atendimentos individuais e em grupo, atendimento à família, atividades de suporte social e inserção comunitária, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e assistência farmacêutica.

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.

Endereço: Av. JK, nº 2039, Bairro Goiabeiras (próximo ao Terminal Rodoviário de Congonhas).

Telefone: (031) 3732-2206

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Veja também:

DEFESA CIVIL DE LAFAIETE REGISTROU MAIS DE 100 MM DE CHUVA EM APENAS 3 HORAS