Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Unimed Barbacena realiza mais uma edição do Treinamento de Cuidadores

No dia  11 de dezembro, foi realizado mais uma edição do Treinamento de Cuidadores da Unimed Barbacena. Na ocasião, o diretor Sessue Lopes recebeu os participantes dando boas-vindas. O treinamento foi realizado com cerca de 80 cuidadores que tem ligação com clientes atendidos pelo Programa de Gerenciamento de Casos Especiais busca difundir práticas de cuidado e atenção à saúde.

Uma das participantes do curso é Sâmara Carolina Gomes, que cuida do pai e participou pela segunda vez e ressalta a importância de ações como esta “Não é só cuidar do outro, mas de você também. Aqui nós aprendemos tanto o cuidar do próximo, que é o nosso paciente, como a cuidar da gente”, explicou.

Já para Roseane de Almeida, que cuida do filho Enzo, o treinamento é essencial “Aqui aprendemos a cuidar ainda melhor de uma pessoa que vive um momento delicado. Todo o aprendizado aqui adquirido é primordial para nós para a pessoa que precisa”, afirmou.

Quem também esteve presente foi Debora Germine, que cuida da mãe Vera e veio dar seu depoimento de amor “Eu faço tudo por ela, quero lhe ofertar o conforto, o carinho e a estabilidade que ela precisa nesse momento de extrema fragilidade. Essa comunhão da família com a equipe de saúde da Unimed é essencial e isso reflete em todos os momentos. São muitos momentos difíceis, mas que são vencidos com o aconchego da casa, com amor e dedicação da família”.

Envolvimento e cuidado

O principal objetivo do treinamento é capacitar o cuidador frente aos cuidados executados no domicílio, fortalecer e ampliar os vínculos entre familiares, cuidadores e a equipe de saúde. “Estimular o contato com os cuidadores e ampliar a confiança na equipe de saúde da Unimed”, explicou a enfermeira Bárbara Barbosa. Ela afirma, ainda, que “é importante estabelecer a relevância do cuidador que atua como perpetuador das ações e práticas de saúde ofertadas pelos profissionais envolvidos diretamente no atendimento do idoso inscrito no Programa de Gerenciamento de Casos Especiais, atuando como elo entre profissional, família e paciente”.

Durante o treinamento, que é gratuito, são vividos momentos de prática, integração e palestras com temas variados, sempre ligados ao cuidado com o paciente. Para saber outras informações sobre esse e outros atividades do programa viver bem, entre em contato com 3339-3945.

Fonte: Unimed Barbacena.