Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

 

Atendendo á pedidos por parte dos vereadores, a Câmara Municipal de Barbacena realizou na noite da última terça feira(25), sessão ordinária para tratar de assuntos relacionados ao trânsito e  mobilidade urbana na cidade. Á convite, participaram da reunião; o subsecretário Ailton Ramos Vidal Filho, da Subsecretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), acompanhado pelo engenheiro analista de trânsito, Odilon Grossi Couto, e do gerente operacional de trânsito da Sutram, Marcelo Almeida.

Dentre os assuntos abordados pelos edis, estavam questões relacionadas aos semáforos, que em determinados pontos da cidade estão funcionando de modo intermitentes, e alguns outros  estão desligados, como por exemplo, os que estão localizado na região da Praça de Nossa Senhora da Penha. Outro ponto abordado foi sobre a questão de vagas nos espaço reservados para os portadores de deficiência no pontos do estacionamento rotativo, que em algumas ruas, ou a vaga é muito limitada ou não existe.

Questionado por um dos vereadores  sobre a mudança de local do ponto de estacionamento destinado para a vaga de uso dos motociclistas, que mudou do antigo ponto enfrente ao Clube Barbacenense, para atrás do clube (enfrente ao Comercial Center), e que segundo questionou o edil,  toda a ação teria sido realizada sem aviso prévio aos motociclista, o subsecretário Ailton Ramos, respondeu dizendo: ” Eu  e o engenheiro analista de trânsito, Odilon Grossi, estivemos conversando com os motociclistas que ocupavam aquele espaço para uso na prestação de serviços como mototaxistas, numa quarta feira anterior á mudança do espaço, quando naquele momento, explicamos para cada um deles a necessidade da alteração de local, quando então na segunda feira seguinte, nos realizamos a transferência do ponto para o local onde atualmente ele se encontra, enfrente ao comercial center. Da mesma forma nós procedemos  quando alteramos o ponto que existe  enfrente a rodoviária, conversando antes com eles (motociclistas), tudo foi conduzido de forma transparente para minimar o impacto que estas mudanças traz para as pessoas envolvidas,” concluiu Ailton.

Foram apontadas por outros vereadores, questões como as enfrentadas por moradores das avenidas Sanitária (Santa Tereza) e Governador Bias Fortes (Pontilhão), onde vários motoristas de caminhão estão deixando seus veículos estacionados por um longo tempo e prejudicando a população que utilizam estes locais, sobre tudo, motoristas que trafegam por estes locais diariamente que reclamam do afunilamento da pista provocados com a obstruções do caminhões. Em resposta, o secretário disse que já está providenciando a confecções das placas que estarão sendo colocadas nestes locais, que permitirá o estacionamento de veículos até 5 toneladas.

Sobre as questões envolvendo semáforos, o subsecretário comentou dizendo: ” Estamos apenas há 4 meses a frente da Sutram, mas mesmo assim, estamos trabalhando bastante para tentar minimar determinados problemas que possam ocorrer no cotidiano. Realizamos constantemente, vistorias onde estes semáforos foram instalados e sabemos que alguns deles precisarão ser removidos, passando para locais onde eles possam ser mais bem aproveitados. Um outro ponto que estamos trabalhando, é com relação ao tempo de retenção de veículos em determinados cruzamento da cidade, nesta questão, e realizado a redução ou ampliação do tempo em que o semáforo fica aberto.

Sobre o transporte clandestino de passageiros

O subsecretário Ailton, foi bem taxativo quando foi levantado por um vereador, sobre a questão envolvendo o transporte clandestino de passageiros na cidade, questão está, questionada pela classe dos taxistas que alegam estar tendo prejuízos com a redução de passageiros que estão sendo perdidos pela concorrência ilegal: “Estive reunido com representantes da 60ª  Companhia de Polícia Militar, onde conversamos a respeito deste assunto, e já estaremos nos mobilizando para dar início nos próximos dias, ações  para coibir este tipo de transporte na cidade com realização de blitz em pontos diferenciado de Barbacena para que possamos flagrar estes infratores e aplicar as punições cabíveis conforme está previstas no Código Nacional de Trânsito ,” Explanou o subsecretário.

A reunião ordinária realizada na noite de ontem(25), na Câmara Municipal, foi proposta por vereadores que perceberam a necessidade de debater questões relativas ao trânsito atendendo ao grande clamor da população que buscavam respostas por certos questionamentos á respeito do setor na cidade.

 

Fotografias: Januário Basílio