Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Nesta quarta feira(3), o Portal de Notícias Vertentes das Gerais presta uma homenagem a todos os capoeiristas de Barbacena e região, e  ressalta a grande importância que ela tem para a cultura brasileira, além dos vários benefícios que ela proporciona as pessoas este tipo de atividade esportiva.

Para o  Instrutor Rogério Santos(Rogerinho)  do Grupo de Capoeira Artes das Gerais, ressalta os benefícios que ele obteve com a prática da capoeira; “se hoje consigo conversar com todos os tipos de pessoas, tenho mais auto  estima e  amigos, é por causa da capoeira.  Ela tem grande importância social, cultural, afetivo, cognitivo. Capoeira é a luz dos meus caminhos, é meu estilo de vida.

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

Foto: O Professor Falcão(á esquerda) e Professor Cláudio(á direita)

“Iniciei minha vida na prática da capoeira no em 1993, passei por vários grupos até juntamente com professor Cláudio, fundar a ACADE-CAPOEIRA (Associação Cultural de Apoio ao Desenvolvimento da Capoeira).  Capoeira é uma arte completa que engloba várias artes em uma só. O capoeirista,  é um artista que canta, toca, dança, joga, compõe e luta.  Além da disciplina, filosofia de vida, o respeito e educação, a capoeira forma cidadãos de caráter para vida, ajuda na formação e desenvolvimento do ser humano, além de proporcionar um bem estar social, mais vida e saúde mental e corporal,” explanou Sander Ricardo, conhecido nas rodas de capoeira como Professor Falcão.

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

Em Barbacena, existem vários grupos de capoeira que tem seus locais de encontros para a prática de aulas, com professores de  grandes conhecimentos e técnicas  profissionais e graduações na área.

Vertentes das Gerais parabeniza  todos as pessoas que  tem na capoeira, uma grande forma de auto ajuda, busca pelo equilíbrio emocional e também, a grande arte em repassar de geração a geração um  das mais tradicionais cultura brasileira.

Fotografia: Januário Basílio