Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

 

Dia do Professor

Por: Januário Basílio.

 

Nesta data (15) em que se comemora o Dia do Professor, o Vertentes das Gerais felicita os milhares de professores espalhados pelos quatro cantos desde Brasil gigantesco, que dedicam com muito amor e carinho esta profissão tão nobre e honrosa, considerada de fundamental importância para o desenvolvimento e para o futuro do nosso país.

Profissão esta, que infelizmente nem sempre são tratadas com o valor merecido, quer seja por questões financeiras, onde grande parte deles, recebem salários muito aquém do que seria justo e merecido por esta importante categoria, quer seja, pelo fator humano, onde partes deles enfrentam dificuldades para prosseguir com o trabalho educador por serem vítimas das mais absurdas formas de agressões, e como se não bastasse tudo isso, ainda enfrentam dificuldades em ter os seus salários pagos em dia.

O profissional que opta por seguir esta profissão, na maioria das vezes a escolhem pelo amor quem tem em ensinar, educar,  e de contribui de forma importante no crescimento e no desenvolvimento para a formação de pessoas, visando a elas, em ter um futuro melhor com condições de trabalhos mais valorizados.

Atualmente, as dificuldades enfrentadas pelo profissional da educação vão muito mais além dos mencionados acima, algumas delas, estão relacionadas a problemas estruturais nas escolas e nas  condições precárias e sem o mínimo de conforto e de material didático necessários para prosseguir com a prática do ensino. E, em meio a tantos problemas enfrentados, na forma quase nem sempre justa com as quais são tratados pelo poder público no Brasil, o amor a profissão  sempre fala mais alto, e desta forma, se inventam e se reinventam  para seguir com a missão de educar em um país onde a educação é tratada de forma secundária e sem os investimentos mínimos e necessários para que este setor, que é a base de tudo o que se respira nesta vida, possa atender de forma plena e com qualidade os nosso alunos, considerados o futuro de uma nação.

O respeito que tenho por um profissional da educação, vem desde o princípio, de quando eu ainda era pequenino, e me lembro como se fosse ontem.. dos cadernos sem pauta que eram utilizados no primeiro ano escolar. Dos carimbos colocados nos “para casa”, que eram apresentado no dia seguinte, e num desses dias, eu havia deixado de fazê-lo, e recebi o carimbo de um “sol chorando e triste (kkk), enquanto que meu coleguinha ao lado, recebia um “sol feliz” por ter feito o “o para casa”. Também lembro, de uma coleguinha de classe ainda de quando estava no primeiro ano escolar,  que se chamava Vanderleia, e é claro, não tem como esquecer do nome da professora, que na hora de corrigir a tarefa da “Vanderleia”, sempre dava uns “puxões de orelhas de leve nela, por ela “insistir” em trocar o “p” pelo “b” . Ha!, quantos ensinamentos eu aprende com a Dona Isabel,  e os carrego até os dias atuais, como da mesma forma, outros profissionais exemplares nos deixaram seus ensinamentos. Na Escola Polivalente (Escola Estadual Professor João Anastácio), por onde passei grande parte da minha vida escolar, tenho uma gratidão e um amor imenso por esta instituição de ensino por ter passado tantos momentos importantes na minha vida de quando era aluno nesta escola, tanto que, anualmente realizado visitas ao estabelecimento. Tenho saudades deste período escolar, e também, dos profissionais da época, alguns deles, ainda os encontro  pela estrada da vida, outros, seguiram seus caminhos. O importante de tudo, e o de dizer o quanto me sinto abençoado por ter tido profissionais que estiveram ali, firme no cumprimento da tarefa de me educar, e o que aprendi, foram de uma importância vital para a formação do meu caráter e pelo valor que tenho a tudo o que tenho e conquisto nesta vida!

Sei que existem inúmeros profissionais que exercem esta profissão com tamanho zelo e amor em Barbacena, e o espaço que teno aqui para citá-los e falar um pouco de cada um, seria pequeno. Desta forma, escolhi duas pessoas de seguimentos diferentes desta área para homenagear os professores de Barbacena e da região: Uma delas, o professor e ex-vice prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, pelo amplo trabalho dedicado a frente da educação dentro e fora do município de Barbacena, e a fez de forma firme e categórica. O outro profissional, a professora aposentada, Fátima Silva, ex-diretora e professora na Escola Estadual Alberto Vieira, a qual dedicou longos anos de sua vida profissional com amor, dedicação, e sempre muito preocupada com o bem estar de seus alunos. Pessoa íntegra, que amou aquela escola e a profissão escolhida com tamanha gratidão e zelo, que se doava pelo amor a escola, vibrava pelas conquistas adquiridas pela instituição, como também, se entristecia nos insucessos da escola, da mesma forma, fazem os atuais professores que integram esta importante escola da rede pública da educação.

O Vertentes das Gerais,  parabeniza a todos os profissionais da educação e acredita firmemente que, sem edução não existe futuro, por isso um grande viva aos nossos mestres! Parabéns a todos os professores de Barbacena e de toda a região alcançada pelo Vertentes das Gerais!