Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Visite o Museu da Loucura e conheça a história do antigo Hospital Colônia 

Fundado em 16 de agosto de 1996, o Museu da Loucura de Barbacena conta a história da primeira instituição psiquiátrica fundada em Minas Gerais; o Hospital Colônia, inaugurado no município no ano de 1903.

O Museu  reúne em seu acervo; textos, fotografias, documentos, objetos, equipamentos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento do paciente com sofrimento mental.

Desde que foi inaugurado, o Museu da Loucura já recebeu mais 183 mil visitantes, sendo que deste total, somente no período de maio de 2016 a maio de 2019, cerca 52 mil pessoas passaram pelo local. Entre os visitantes estão; universitários de várias partes do Brasil, médicos, historiadores, moradores de Barbacena e região, sobre tudo aqueles com familiares internados no Hospital Regional, os quais utilizam os horários de visitação na unidade hospitalar para conhecer a história do Museu.

Até o dia 28 de junho, está sendo realizada no Museu a exposição “Módulo Fotográfico: Memória da Loucura”, composta por imagens que documentam a trajetória da assistência psiquiátrica do Brasil. A  exposição é realizada em parceria com Centro Cultural do Ministério da Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

O Museu da Loucura está localizado na Avenida 14 de Agosto, s/nº (anexo ao Hospital Regional), no bairro Floresta. Maiores informações através do telefone: (32) 3339-1611.

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

SETRAM E DETRAN FIRMAM CONVÊNIO PARA REMOÇÃO DE VEÍCULOS APREENDIDOS