Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Webinar Cidades Digitais reúne gestores de mais de 50 prefeituras da região

Encontro compartilha as tecnologias utilizadas nos municípios da região, soluções e as políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Prefeitos, gestores e servidores municipais de mais de 50 prefeituras participaram, na manhã desta terça-feira (23), do Webinar das Cidades Digitais da Região do Campo das Vertentes, evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de inovação e transformação digital dos municípios mineiros. “A pandemia está exigindo novas formas de comunicação e o que trazemos nesses eventos, que já reuniram mais de 1700 prefeituras, em diversos estados, são informações e conhecimentos que possam pautar o planejamento municipal, que as cidades possam saber o que está sendo feito e se inspirar. O mais importante de uma cidade digital, conectada ou inteligente, é que a tecnologia está sendo utilizada da melhor maneira possível”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro virtual, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe as ações de modernização de Barbacena, Lavras e São João del-Rei, soluções disponíveis às Prefeituras e ainda as políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI).

Segundo Cristina Akemi Shimoda Uechi, da Coordenação Geral de Transformação Digital, a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, lançada oficialmente em dezembro de 2020, surge como uma agenda pública de investimentos em tecnologia e disponibiliza uma estrutura do que é possível implementar para tornar as cidades mais conectadas, eficientes, sustentáveis e desenvolvidas sócio e economicamente. “Isso ajuda os municípios e demais agentes a localizar boas práticas que pode ser utilizada na sua região, na sua cidade ou uma iniciativa que pode ser multiplicada”, argumenta.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, ressaltou que o momento é de focar na transformação digital dos serviços públicos. Ela destacou investimentos tecnológicos para maior controle dos serviços prestados neste início de gestão. “Várias coisas estão acontecendo na era digital para que o cidadão possa ser atendido com muito mais humanização”, comentou a prefeita, ressaltando que uma das preocupações atualmente é incluir socialmente e digitalmente uma parcela da população sem acesso à internet.

O secretário de Finanças de São João del-Rei, Alan Morethson Chaves, também cita a busca pela informatização dos processos. “A gente se ampara na tecnologia como um meio para permitir  o atendimento escolar, da saúde e o serviço público chegando como um todo. É o momento de aproveitarmos essa condição onde o acesso da tecnologia é indispensável. O servidor acaba percebendo que isso agiliza, a gente desburocratiza e o contribuinte faz tudo de casa. Aqui na secretaria estamos aproveitando esse momento para turbinarmos isso”, comentou ele sobre novas formas de atendimento remoto ao cidadão.

A diretora de Tecnologia da Informação e Modernização Administrativa de Barbacena, Fernanda Alves Paolucci Santana, disse que o município busca metas agressivas de inovação para atender o munícipe 100% de forma digital. “De imediato implantamos um autoatendimento que atendeu a secretaria de Fazenda, o RH, a diretoria de atendimento ao público, a sala do empreendedor, diretoria de patrimônio, secretaria transito e mobilidade urbana e a secretaria de obras”, conta. “O serviço em momento nenhum foi parado desde o início do ano passado. Agora intensificou muito mais. Colocamos também os boletins epidemiológicos da covid, taxa de ocupação de leitos, boletim de vacinação, tudo isso para trazer transparência à nossa população”, completou.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de São João del-Rei teve a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora, ClipEscola e Sonner.

Confira abaixo o evento na íntegra e conheça as tecnologias utilizadas pelas Prefeituras de Barbacena, Lavras e São João del-Rei:

https://youtu.be/AVQKFVGXYQc

Fonte: Divulgação.

Leia também:

SÃO JOÃO DEL REI RECEBERÁ TRÊS RESPIRADORES PARA AMPLIAR LEITOS DE UTI