COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO: A PAIXÃO PELA INFORMAÇÃO.

Revirando meu acervo fotográfico á procura de imagens sobre Barbacena, e logo me deparo com um acervo de fotos das minhas visitas e encontros dos quais participei na TV Integração, emissora afiliada á  TV Globo na Zona da Mata e Campo das Vertentes, que cobre 106 municípios da região, totalizando uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

Sempre com os olhos plugados no que acontecia na cidade, passei a enviar sugestões para pauta de reportagem  no jornais locais da emissora, que naquela época, em  2011, ainda se chamava TV Panorama. Os contatos com a emissora não se restringiam apenas a enviar as sugestões para as pautas, naquela época, o jornalismo ainda era muito restrito á cidade de Juiz de Fora, e poucas eram as pautas produzidas na região, o que me motivou eu e os demais telespectadores das cidade atendidas pela extinta TV Panorama  a questionar e enviar as reclamações cobrando mais a presença da emissora nas cidades da região, inclusive em Barbacena. E grande parte dessas cobranças e as sugestões, nós utilizamos como o principal  canal que tivemos na época, as comunidades criadas no extinto Orkut. Nessas comunidades, era abordada questões como as sugestões de pautas e as queixas contra a ausência maior da emissora na região. Com passar do tempo, os laços foram se estreitando e criamos mais vínculos com o jornalismo que passou a ser mais atuante e consequentemente, as cobertura foram  se ampliando cada vez mais  na região. Para acompanhar um pouco do dia a dia do processo da produção do jornalismo da emissora até o jornal (MGTV) ir ao ar, recebemos um convite para uma confraternização  na TV Panorama, onde logo em seguida, participamos ao vivo do MGTV primeira edição. Depois deste dia, eu tive outras oportunidades de estar de volta na emissora e também, de sempre está ligada a emissora, que sempre me recebem com muita presteza e simpatia.

São momentos bons que demonstram a importância de nos comunicarmos mais e mais com as pessoas, sejam elas de quais áreas pertencem, classe social e ou denominações religiosas, o importante é que se respeitam e que possam sempre manter a boa educação e o respeito no trato com elas, ganhamos muito por tratar as pessoas bem, oportunidades ímpar de aprender sempre um pouco mais com o dia a dia dessas pessoas.

Nesta confraternização fiz grandes amizades, e que as mantenho até os dias de hoje, nos comunicando e trocando conhecimentos.

Em 2012, a TV Panorama foi incorporada a  Rede Integração, emissora com sede em Uberlândia na região do Triângulo Mineiro, e que possui geradoras, sucursais e correspondências de jornalismo e várias regiões de Minas, produzindo uma grande integração entre as regiões, respeitando as peculiaridade de cada uma delas. Desde a fusão entre as emissoras, o jornalismo na área de cobertura da TV Integração Juiz de Fora, passou a estar cada vez mais presente na região, tanto que, em 2012 a emissora implantou a Correspondência de Jornalismo na região do Campos das Vertentes, momento esse, o qual fui premiado com o Troféu Fonte 2012, por contribuir com a sugestão e o envio de pauta para reportagem para a TV.