COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO: PONTE POR ONDE PASSOU MILHARES DE “LOUCOS” DO CHPB

Durante décadas, chegaram a passar por sobre esta ponte  milhares de pessoas oriundas de várias cidades brasileiras que por motivos diversos, conhecidos ou desconhecidos, foram  abandonadas e deixadas a mercê da própria sorte no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena(CHPB), antigo Hospital Colônia.

Está ponte está localizada dentro da unidade do CHPB situado na Praça da Bavesa no bairro Grogotó em Barbacena. Por debaixo dela, existia uma linha férrea que seguia em direção aos municípios de Alfredo Vasconcelos e Ressaquinha. Era neste trecho, por onde  o “trem de doido”, que chegava com a “carga humana” para ser despachada no Colônia, e em seguida realizava suas manobras para retornar ao seu destino de origem de onde eram trazidos os “loucos” para o CHPB.

Estes antigo leito de linha férrea foi desativado de vez no princípio da década de 90,  época em que foi desativado este antigo ramal ferroviário. Também na mesma época, foi que surgiram os bairro Novo Horizonte e Santa Luzia, cortados atualmente pela Avenida Elieser Henriques, antigo leito da ferrovia.

Lembro muito bem de quando mais novo, presenciar a locomotiva passando por esta região, e sempre com pouca quantidade de vagões no comboio.

Passado e presente juntos, em um único click  registrado por Januário Basílio.