Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

29ª Edição do Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até o dia 31  de julho.

Iniciativa é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Estudantes de todo o país têm até o dia 31 de julho para participar da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. A iniciativa tem como objetivo principal fazer com que os estudantes do Ensino Médio despertem o interesse pela pesquisa científica e desenvolvam um projeto que busque solucionar problemas dentro do tema do prêmio e da realidade em que vivem.

O Prêmio Jovem Cientista tem como tema “Inovação para conservação da natureza e transformação social” e será divido em três categorias: mestre e doutor, estudante do ensino superior; e estudante do ensino médio.

Na categoria “Mestre e Doutor”, podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 (quarenta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2018. Já na categoria “Estudante do Ensino Superior”, podem concorrer estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham menos de 30 (trinta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2018. Na categoria “Estudante do Ensino Médio”, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade, em 31 de dezembro de 2018.

No site do Prêmio, estão disponíveis o regulamento, o Guia do Jovem Científico e conjunto de webaulas que apoiarão os alunos e professores que quiserem participar do Prêmio. O material poderá ser utilizado individualmente ou em conjunto pelo professor em suas aulas incentivando que cada aluno participe com uma ideia.

O Prêmio
O Prêmio foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1981, com o objetivo de estimular novos talentos da ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os grandes desafios brasileiros. Premia em diferentes categorias do ensino superior e também no ensino médio, onde nosso foco principal é estimular os jovens a fazer ciência e contribuir com o entendimento do que é fazer um trabalho científico com metodologia e rigor, preparando o caminho para a universidade.

Fonte: Agência Minas/Foto: Reprodução-internet.