Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

51ª edição da Festa das Rosas e Flores movimenta o fim de semana em Barbacena

Na noite de sexta-feira(11/10), no Baile de Gala do Automóvel Clube de Barbacena, foi eleita, Marianna Dias Presoti Vicentini (18), como a Rainha das Rosas e Flores de Barbacena. A estudante era uma das 11 candidatas que concorreram ao título de 2019. Estiveram presentes além da patronesse da Festa Adriana Bellintani e o marido, o Comandante da Epcar – Mauro Bellintani, o Prefeito Municipal Luis Álvaro, além de convidados e outras autoridades públicas.

O pai da garota, Lúcio Vicentini que estava ao lado da esposa Glaucia Cristina, também festejou a conquista da filha “Foi uma grande surpresa, eu acredito que o trabalho dos jurados foi muito grande, não sei qual o critério eles usaram, mas quando recebemos a notícia foi demais”, festejou o pai da Rainha das Rosas e Flores.

No sábado(12/10) também dentro da programação da Festa, às 9h foram realizadas as provas esportivas com animais da raça Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes.

No mesmo dia, às 15h, no Hotel Senac Grogotó foram eleitas a Broto, e Brotinho da Festa das Rosas e Flores 2019. Além de familiares das meninas que concorriam ao título estava a patronesse Ana Maria Protasio, representantes da direção do Lions Clube de Barbacena e autoridades públicas municipais. Foram eleitas:

Broto das Rosas e Flores
Lara Pamplona
Idade: 11 anos
Pais: Lúcio Mauro Pereira Coelho e Elenice Pamplona

Brotinho das Rosas e Flores
Sara Andretto de Oliveira
Idade: 5 anos
Pais: Marcos Azevedo de Oliveira e Maria Andretto de Oliveira

De acordo com a patronesse Ana Maria Protasio, foi um período de descobertas para as crianças, que agora começam a sonhar com a vontade de concorrer ao título de Rainha das Rosas. “A Broto e Brotinho já se manifestaram no sentido de um dia poderem concorrer ao título de Rainha das Rosas e Flores. Para nós da organização, fica a certeza de que a tradição da festa será mantida”, destacou a patronesse.

Ainda no sábado uma ação recreativa foi preparada para as crianças da cidade, as ações gratuitas tiveram brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce e a presença de mascotes animados.

Já domingo (13/10), pela manhã, dezenas de moradores se reuniram no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, para a Missa em Ação de Graças a Festa das Rosas e Flores e a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na celebração religiosa estavam presentes autoridades públicas, entre elas a Secretária de Governo Marcela Campos Zaidan Fernandes, representando o Prefeito Municipal; a patronesse Adriana Bellintani e ainda as Rainha das Rosas de 2019 e 2018.

No período da tarde, também de domingo, centenas de moradores e turistas acompanharam o desfile dos tratores ornamentados com rosas e flores, cultivadas na região de Barbacena. Os veículos saíram da Praça Dom Silvério transportando a Rainha, princesas da Festa até a Praça dos Andradas. A princesa Bianca Monteiro fez o trajeto à cavalo, montada num animal do Nucave – Nucleo Campos Das Vertentes do Mangalarga Marchador. Do alto dos prédios da rua quinze de novembro, moradores atiraram pétalas de rosas e flores e também assistiram a apresentação dos grupos de congados de Santa Efigenia e Nossa Senhora das Dores, que abriram passagem para a passagem dos carros ornamentados.

Madalena Costa veio com um grupo de 45 pessoas da cidade de Contagem e se encantou com a beleza e colorido dos carros coloridos, cobertos de rosas. “Foi uma grande emoção rever esta Festa aqui e Barbacena. Uma tradição que agora posso compartilhar com outras pessoas que vieram comigo”, comentou a aposentada.

Ainda na Praça dos Andradas, houve o desfile das eleitas, Rainha, Broto e Brotinho das Rosas e Flores, bem como as demais princesas. Em frente ao Santuário da Piedade, a estudante Marianna Dias Presoti Vicentini, recebeu a coroa das mãos do Prefeito Luis Álvaro e da patronesse Adriana Bellintani. Também foram coroadas, com a participação da patronesse Ana Maria Protasio a Broto, Lara Pamplona e a Brotinho das Rosas, Sara Andretto de Oliveira.

Marianna comentou a emoção de ter sido escolhida “Na sexta-feira, quando ouvi meu nome como sendo a nova Rainha das Rosas e Flores, fiquei muito emocionada, assim como toda minha família, que estava presente no Automóvel Clube. Afinal, este ano todas as candidatas eram muito lindas e cada uma poderia muito bem representar a cidade”, comemorou a Rainha das Rosas e Flores 2019.

Foi uma grande festa, estou ne sentindo realizada e feliz com este resultado. Marianna foi escolhida por representar bem a cidade, e a partir de agora irá estar presente em vários momentos solenes do Município. Com este evento mantemos a tradição deixada pelos imigrantes italianos que trouxeram para nossa região além da alegria a perseverança e estes costumes devem ser lembrados”, comentou a patronesse Adriana Bellintani.

O Prefeito Luis Álvaro agradeceu a cada um dos envolvidos, em especial a Polícia Militar de Minas Gerais, Bombeiros e Polícia Civil. O líder do executivo disse que com a recuperação fiscal, o Município conseguiu concretizar o projeto sem comprometer o orçamento público “Nós fizemos um pacote de sustentabilidade da Festa. Com isso não comprometemos recursos que vem de impostos e arrecadações para promover um evento tão grande como este. Através de parcerias, a Prefeitura de Barbacena pode manter todo o cronograma previsto para chegar a este resultado tão positivo. Com este modelo de gestão equilibrado, nós trouxemos num novo modelo administrativo e com isso garantimos bons frutos”, destacou o Prefeito.

O evento, no centro da cidade, ainda contou com a participação de artesãos, apresentação e venda de produtos da nossa região, como pão de queijo, queijos variados, defumados, cervejas artesanais, entre outros..

De acordo com a Presidente da Comissão organizadora da 51° Festa das Rosas e Flores, Eunice Almeida, os Produtores e Rosas e Flores (Chácara São Sebastião, Floricultura Roselanche, Chácara São José, Sitio Candeias, Chácara Santos Júnior, Sítio Belas Rosas e Flores, Chácara Santa Margarida e Chácara Nascente de Minas) foram de grande importância para a realização do evento. Eunice também destacou outros apoiadores “a representatividade desta festa para o Município é inquestionável, por isso agradecemos a todas as empresas, em especial a Faculdade de Medicina de Barbacena; o reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC; Bonifácio Andrada; Rivelli alimentos; o trabalho do Bacco Buffet; Richard Viol e Formassis. Para o baile agradeço imensamente o carinho e a presença na comissão de Paulo Octávio e Patrícia Campos”.

Todos os dias foram embalados por shows ao vivo, com bandas regionais. E no sábado, a presença do “The Fevers”, que atraiu um grande público.

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

ESTUDANTES DE BARBACENA SÃO CONDECORADOS NA 22ª EDIÇÃO DA OBA

BQHost Banner Grande 2