O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e do Senac, está presente no 29º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. No primeiro dia do evento, o público pôde participar do desafio culinário comandado pelo chef Ronie Peterson. Na competição, os aspirantes a cozinheiros foram desafiados a preparar pratos simples utilizando diferentes técnicas culinárias adotadas em diversos países. No domingo, uma nova disputa animou o público no Largo das Forras. A atividade gratuita também acontecerá no segundo fim de semana do evento, entre os dias 28 e 30 de agosto.
A inscrição para a programação gastronômica é feita antes do início da atividade, por ordem de chegada. As inscrições para o Espaço Conforto e o Circuito Infantil Sesc Mesa Brasil também serão abertas durante o dia, por ordem de chegada.
Confira a programação aqui completa.
Sábado (29/08)
Espaço Sistema Fecomércio MG – Largo das Forras
9h30 às 18h30 – Espaço Sistema Fecomércio MG – Atendimento ao turista com o Descubra Minas, ações de Relacionamento do Sesc e Senac e troca de brindes.
9h30 às 18h30 – Circuito Infantil Sesc Mesa Brasil – Jogo da memória, pintura facial, oficina de chaveiros e pintura em tela.
10h às 11h30 – Espaço Interativo – Desafio na Cozinha com Ronie Peterson
11h30 às 12h30 – Espetáculo circense: Chefes Perna de Pau – Gastronomia Interativa (Cia Gêmea)
10h30 às 15h30 – Espaço Conforto – Quick massage, spa das mãos, penteados e tranças
11h30 às 12h30 – Espaço do Conhecimento – Oficina Gastronômica de Aproveitamento Integral com a Chef Janaína Torres (Bar da Dona Onça e À Brasileira): Com osso se faz carne
15h às 16h – Espetáculo: Lumiar Circo Show (Circo Lumiar)
16h às 17h – Espaço Conhecimento – Aula-demonstração – Identidade: um diálogo entre Cozinha Tupis e Trintaeum, Henrique Gilberto (Cozinha Tupis) e Hemanuel Carvalho (Trintaeum)
17h30 às 18h30 – Espaço Conhecimento – Oficina “Saberes e Sabores Ancestrais”, com degustação de “Papo Suado”, realizada pela Comunidade Quilombola Colônia do Paiol (Bias Fortes – MG)
Unidade do Senac
14h às 15h – Minas em Quatro Tempos: Terroir em cada fatia: descobrindo queijos artesanais das Serras do Ibitipoca – Ana Paula Esteves (Olívia Bistrô), Jorge e Maria Elisa (Sítio Primavera)
16h às 17h – Minas em Quatro Tempos: Serra do Lenheiro, vinho e história: A nova expressão do terroir de São João del Rei, com Agnes Laila Rodrigues Silva (Senac Minas) e Flavia Santos e Manoel Ricardo (vinícola Herdade do Lenheiro)
Espaço Santíssimo
16h – Cozinha Show – Tema: Cuscuz de Galinha Caipira – Chef Janaína Torres (Bar da Dona Onça e À Brasileira).
Domingo (30/08)
Espaço Sistema Fecomércio MG – Largo das Forras
9h30 às 14h30 – Espaço Sistema Fecomércio MG – Atendimento ao turista com o Descubra Minas, ações de Relacionamento do Sesc e Senac e troca de brindes.
9h30 às 14h30 – Circuito Infantil Sesc Mesa Brasil – Jogo da memória, pintura facial, oficina de chaveiros e pintura em tela.
10h30 às 14h30 – Espaço conforto: Quick massage, spa das mãos e penteados e tranças, com alunos do CEP São João Del Rei – Espaço Conforto Largo das Forras.
10h às 11h30 – Espaço interativo – Desafio na Cozinha, com Ronie Peterson
11h30 às 12h30 – Espetáculo: Lumiar Circo Show (Circo Lumiar)
Unidade Senac em Tiradentes
9h às 10h15 – Conversa à Mesa: Da merenda à alta gastronomia: como a comida transforma pessoas, territórios e futuros – Chef Janaína Torres (Bar da Dona Onça e À Brasileira)
10h30 às 12h – Conversa à Mesa: Liderança sem Julgamentos – Henrique Gilberto (Cozinha Tupis)

Com informações: Mariana Alencar/foto: William Castro.
Leia também:

































