Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Cirurgias eletivas em MG voltam a ser marcadas a partir de 12 de agosto

A marcação de procedimentos sem urgência e emergência estava suspensa desde 25 de julho no estado; retomada será feita após portaria do Ministério da Saúde liberando verbas.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que as cirurgias eletivas vão voltar a ser marcadas a partir do dia 12 de agosto.

marcação de cirurgias está suspensa no estado desde o dia 25 de julho deste ano. De acordo com a pasta, o recurso federal repassado para o primeiro semestre deste ano já havia sido executado pelos municípios.

Estão suspensas operações de média e alta complexidade sem caráter de urgência e emergência para todas as especialidades.

A volta das marcações estava dependente da publicação de uma portaria por parte do Ministério da Saúde para garantir a verba necessária. Nesta portaria, foram liberados mais R$ 10,1 milhões para o estado referente ao segundo semestre deste ano.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Minas, cada município que extrapolava o limite destinado tinha o rombo coberto pelo estado. A partir de agora, isso não será mais feito.

O Ministério da Saúde informou que o valor disponível é somente o que está em portaria e que cabe aos governos estaduais e municipais administrarem os recursos e definir os critérios de prioridade para o atendimento de pacientes. Em fevereiro deste ano, a pasta já tinha destinado R$ 15,2 milhões para o estado.

Fonte: G1 Minas Gerais/Foto(arquivo): José Alves Fotógrafo.

Leia também:

SAS REALIZA NESTE SÁBADO, OBRAS EM REDE DE ESGOTO NO CENTRO DE BARBACENA