Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Agentes de endemia realizam primeiro LIRa de 2020  no município de Barbacena

Começou ontem (13) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 na área urbana e rural do município de Barbacena.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o objetivo é identificar quais pontos da cidade possuem maior presença dos focos do mosquito.

Segundo o técnico de laboratório da Vigilância Epidemiológica, Júnior Santos, o procedimento é realizado duas vezes ao ano e tem duração média de uma semana. Entretanto, por conta do período chuvoso, o levantamento em Barbacena pode se estender para até três semanas.

“É um levantamento que a gente faz para conseguir dados reais sobre como está a proliferação do Aedes aegypti em nossa cidade. Durante a visita aos imóveis, os agentes recolhem a água parada que pode ser foco do mosquito que encontram e trazem para que seja analisada”, explicou Júnior ao Integração Notícia nesta terça-feira (14).

Neste ano, além da área urbana, os agentes visitarão também os bairros da zona rural, como Pinheiro Grosso, Correia de Almeida e Senhora das Dores.

O técnico relatou que, nos últimos levantamentos, os locais com maior índice de infestação do mosquito eram os bairros Nove de Março, Santa Maria e Grogotó.

Porém, no LIRAa de 2019 a situação mudou, já que a presença de Aedes aegypti foi registrada em maior quantidade nos bairros do Carmo, São José e no Centro da cidade.

“Em 2019, o índice chegou a quase 2,5%, que é considerado alto e coloca a cidade em estado de alerta. Para este ano, queremos reduzir este número”, afirmou o técnico de laboratório.

Fonte: G1 Zona da Mata/Foto (ilustrativa): Daniel Santos.

PEDIDO DE RELICITAÇÃO DA BR-040, TRECHO JF/DF, É RECOMENDADO PARA QUALIFICAÇÃO