Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Alto Rio Doce e Antônio Carlos recebem Selo Ouro por melhores índices de vacinação

Ao todo, o Estado certificou mais de 300 municípios com Selo Ouro e Prata que atingiram os melhores índices de vacinação

Os municípios de Alto Rio Doce e Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, receberam Selo Ouro por terem atingido os melhores índices de vacinação no desempenho das campanhas de imunização promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em cerimônia realizada nesta segunda-feira (22/4), em Belo Horizonte.

O Selo Bora Vacinar é uma realização do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que visa valorizar as prefeituras que atingiram ou se aproximaram das metas de imunização.

O selo de reconhecimento Bora Vacinar foi entregue a 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023.

Além das cidades citadas acima, na região, também receberam o Selo Bora Vacinar Bias Fortes e Coronel Xavier Chaves, com Selo Ouro. E com o Selo Prata foram contemplados os seguintes municípios: Alfredo Vasconcelos, Capela Nova, Caranaíba, Cipotânea, Congonhas, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Lamim, Ouro Branco, Piranga, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira

O selo Bora Vacinar foi criado em 2023 pelo Governo de Minas e o MPMG para estimular ações municipais de incentivo à vacinação e combater doenças imunopreveníveis, evitando assim a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas. O projeto tem ainda parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

 

Critérios e mais cidades alcançadas

O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral – D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%.

Em comparação ao ano passado, na primeira edição do Selo Bora Vacinar, houve um aumento de quase 25% em relação ao número de municípios certificados com os selos ouro e prata, passando de 286 para 356. O selo Ouro foi conferido a 122 municípios, enquanto o selo Prata foi entregue a 234 cidades.

Todos os municípios acima de 50 mil habitantes receberam recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recurso para compra, num total de 253 veículos.

“Além dos investimentos, a SES-MG tem coordenado o Dia D de vacinação, uma grande ação de mobilização, que envolveu, neste ano, mais de 620 municípios mineiros. Temos incentivado também a extensão dos horários e dias de funcionamento das salas de vacinação em todo o estado, a fim de aumentar cada vez mais a cobertura vacinal e atualizar os cartões de vacinação”, acrescenta Eduardo Prosdocimi.

Outra novidade é o investimento de mais de R$ 165 milhões para premiar os municípios que melhorarem a sua cobertura vacinal. A ideia é incentivar que os municípios alcancem os índices de vacinação recomendados pelas autoridades de saúde.

marcelo-ribeiro-prefeito-de-antonio-carlos-mg

Legenda/foto: Marcelo Ribeiro, prefeito de Antônio Carlos, durante entrega do Selo Ouro no Bora Vacinar, em Belo Horizonte.

Fonte: Agência Minas.