Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar testam positivo para Covid-19

MPF investiga conduta da escola militar em Barbacena

O Ministério Público Federal (MFP) investiga a conduta do Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena, depois que pais de alunos da instituição denunciaram que a instituição estaria submetendo os estudantes a risco de contágio pelo novo coronavírus.

A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar de Barbacena em abril e encaminhada ao MPF em São João del Rei. Nesta quarta-feira (20), a Diretoria de Saúde da Aeronáutica confirmou que sete integrantes da Escola Preparatória, entre estudantes e professores, testaram positivo para Covid-19. (Veja abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica).

À TV Integração, um professor que teve a identidade preservada, disse que “tem mais de 60 dias que os quase 500 alunos da Epcar estão na escola sem serem liberados em momento algum para casa”.

“Além disso, inicialmente, no dia 19 de março as aulas foram suspensas, mas uma parte foi retomada no dia 6 de abril e o restante foi retomado depois da Páscoa. Essas aulas foram retomadas em grande parte de forma presencial, através de aulas lecionadas por professores militares. São cerca de 25 professores militares que estão entrando e saindo praticamente todos os dias da escola para poderem dar estas aulas, mais quatro professores civis que se voluntariaram e quiseram continuar nas aulas presenciais”, disse.

Consta ainda no documento elaborado pelo Conselho Tutelar que o retorno de aulas presenciais – que está em discussão pela Epcar, ou a permanência destes estudantes na escola preparatória, pode agravar a situação epidemiológica de Barbacena e, então, “gerar um colapso irresponsável no sistema de saúde municipal.”

Na última semana, o MPF solicitou à Vigilância Sanitária de Barbacena uma inspeção na sede da Epcar e a testagem de estudantes e professores para detecção da Covid-19.

Epcar

A Epcar é uma escola de ensino militar, que admite alunos de idade entre 14 e 18 anos por meio de concurso público. No local, estudantes vindos de várias cidades de todo o Brasil vivem em regime de internato e, por isso, dormem em alojamentos e têm aulas em horário integral.

Segundo o Conselho Tutelar, até a última semana, os adolescentes realizavam atividades esportivas e de estudo em grupo, orientado por professores militares.

 

Íntegra da nota da Aeronáutica

“De acordo com os registros da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, até a tarde desta terça-feira (19/05), sete integrantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) tiveram confirmação laboratorial para COVID-19.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à COVID-19, todos os militares com suspeita de exposição ao novo coronavírus ou com quaisquer sinais da doença são prontamente avaliados e, caso a avaliação revele que houve exposição ao vírus, são direcionados ao isolamento e recebem o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.

A EPCAR tem realizado esforços no combate ao coronavírus desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos no Brasil. Dessa forma, a Escola readequou as atividades escolares e implementou procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde”.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

CÂMERAS VÃO MONITORAR TRÂNSITO DE VEÍCULOS PESADOS EM LOCAIS HISTÓRICOS DE SJDR