Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Conselheiro Lafaiete realizaram na manhã desta sexta feira (17), uma Blitz Educativa de prevenção e combate a dengue. O evento é uma  ação em conjunto entre Polícia Militar e Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Resende, no Centro da cidade.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, tem como vítima preferencial, o ser humano, e não faz praticamente som audível antes de picar. Mede menos de 1 centímetro e é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. É considerado, além de transmissor da Dengue vetor de outras doenças graves, como Febre Amarela, Febre Zica e Chikungunya.  O controle das suas populações é considerado assunto de Saúde Pública  e há comprovação científica de que o controle do Aedes Aegypti tem custo menor para os governos do que o tratamento às doenças causadas por este vetor.

Os Policiais Militares da 61ª Cia PM e Administração do 31º BPM, juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e as crianças da Rede Municipal de Ensino, devidamente uniformizadas e identificadas como Agente Mirim,  fizeram a entrega de Dicas sobre a prevenção à doença e o combate ao mosquito ensinado como acabar com os focos de infestação e os locais  propícios para o desenvolvimento das larvas e nascimento do mosquito.

A água limpa e parada é a principal fonte de reprodução do mosquito, por isso devemos vistoriar nossas casas e ambientes que frequentamos como local de trabalho, escolas, clubes etc, evitando assim que o mosquito nasça e se prolifere.

Os efeitos nocivos das doenças transmitidas pelo Mosquito da Dengue deterioram a qualidade de vida das pessoas podendo em casos mais graves levar a vítima a óbito.

Durante a Blitz foram entregues também o formulário para cadastro no Projeto Celular Seguro que encontra-se em fase de implantação em nossa cidade e que dá dicas ensinando a evitar situações propícias para  furtos e roubos e também como se cadastrar no Projeto, que visa alimentar um banco de dados contendo informações sobre o aparelho que podem facilitar a sua localização e identificação no caso de perda ou quando o evento delituoso (furto/roubo) venha a ocorrer.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 31º BPM/Conselheiro Lafaiete.