Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Dando seguimento ao Projeto “Conheça o Poder Legislativo de Barbacena”, a Câmara Municipal recebeu na tarde da ultima quarta feira(07), dezenas de alunos do 5º ano do Colégio Imaculada Conceição. Os estudantes, com idades entre 10 e 11 anos,  foram recebidos pelos vereadores membros da Mesa Diretora, autora da Resolução 360/2017, que criou o Projeto, o  Presidente Odair Ferreira (REDE), Vice-Presidente José Jorge Emídio (PDT) e professor Nilton Cézar de Almeida (PSB), além dos vereadores Thiago Martins (PT), Vânia Castro (PMDB), Carlos Dú (PMDB), e José Newton (PSL).

Os alunos participaram de uma palestra proferida pelo professor Edson Brandão, com o título “228 anos de história”. quando na oportunidade, Brandão  abordou  temas  sobre personalidades que fizeram parte da história do município e como a cidade participou de um dos momentos mais importantes do país. “Eu pude ver nos olhinhos de cada um, a emoção de estar no mesmo local que Dom Pedro I, saber que nesta Casa Legislativa foram tomadas decisões importantes sobre o Brasil”, disse.

Em suas palavras, o Presidente Odair Ferreira explicou o papel do vereador e a função do Poder Legislativo e Poder Executivo. “Quero que vocês nunca se esqueçam disso, um vereador tem a função de fiscalizar os órgãos do Poder Executivo, que envolve toda a prefeitura, secretários e suas ações, além de criar leis sob as demandas dos cidadãos de Barbacena”, disse.

Palavras

Participantes pela primeira vez do projeto, a vereadora Vânia Castro, vereador Thiago Martins e vereador José Newton de Faria, também falaram aos alunos sobre suas expectativas, atuações políticas e o funcionamento da Câmara.

“O vereador hoje, além de representar a população e uma comunidade, tem o dever de se envolver com as causas, demandas e problemas de cada bairro e buscar alternativas, sejam elas na esfera municipal, estadual ou federal”, disse o vereador José Newton.

“Estou muito feliz em participar desse projeto e poder contribuir para que as crianças desde cedo já pensem na política de forma positiva e, com a certeza de que elas amanhã poderão estar aqui em nosso lugar”, afirmou a vereadora.

“Quando eu tinha a idade de vocês, jamais pensei em ser vereador. Fui crescendo e vendo as demandas de bairros e grupos que pertencia. Vi na política uma saída para ajudar minha cidade”, finalizou o edil Thiago Martins.

 

Vereadores Mirins do CIC

Acompanhados das professoras Ana Cláudia Cury e Samantha Azi e da coordenadora pedagógica Adriana Orlando Fernandes, cerca de 60 alunos do Colégio Imaculada Conceição participaram da sessão do projeto.

Para o aluno João Pedro, a participação da escola veio contribuir para os estudos em sala de aula. “Adorei conhecer a Câmara de Barbacena e poder comprovar o trabalho dos vereadores em prol da cidade”.

Já a aluna Laura Paiva, disse que durante as últimas semanas os colegas debateram em sala diversos temas e possíveis soluções para a cidade. “Foi muito interessante, pois pensamos em várias coisas que acontecem aqui. Colocamos no papel várias ideias e medidas para falar aos vereadores”, disse.

Os vereadores mirins apresentaram no Plenário, projetos de asfaltamento, capina, pintura e limpeza de vias públicas, mais escolas, o fim dos buracos nas ruas, animais abandonados, moradores de rua, entre outros.

Muito atenciosa ao convite, a coordenadora pedagógica falou na Tribuna da Casa sobre a expectativa dos alunos durante os dias que antecederam à sessão. “Vivemos dias maravilhosos em sala de aula. As crianças verdadeiramente se interessaram pelas causas de nosso município. Andaram pelas ruas, identificaram vários problemas e se sentiram orgulhosas, importantes em vir aqui e demonstrar seus planos, desejos e projetos. Em um momento de crise política no país, que estamos desolados, vir até aqui à Câmara, participar desse projeto tão sério é a certeza de que o país ainda pode mudar e que as crianças, já tão pequenas, estão cientes da realidade de nosso país. Agradeço ao convite do Legislativo barbacenense e a Mesa Diretora por este projeto inédito”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Barbacena.

BQHost Banner Grande 2