Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Após quase dois dias interditada, BR-040 é totalmente liberada em Nova Lima

Após quase 45 horas de interdição, a BR-040 foi totalmente liberada na manhã desta segunda-feira (10) na  altura de Nova Lima, na Região Central de Minas, após  ser interditada nos dois sentidos nos kms 562 e 563, desde o último sábado (8), depois que o Dique Lisa da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou e invadiu a pista e a recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) era de que as pessoas evitassem, ao máximo, viajar.

O porta-voz da PRF em Minas Gerais, inspetor Aristides Júnior, alertou que não é possível indicar um local seguro nas rodovias do estado porque toda Minas Gerais é atingida por chuvas. Ele ainda disse que, por causa do mau tempo, não recomenda rotas alternativas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31.

Os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Não há registro de mortes.

Um motorista que passava de carro pela BR-040 no momento da invasão da água foi atingido, mas não teve ferimentos graves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, “como não é possível garantir a estabilidade das estruturas do dique”, a Agência Nacional de Mineração (ANM), por precaução, iniciou a remoção de seis residências em área à jusante, passível de ser atingida.

Foto: Via 040.

Leia também:

DECRETO RESTRINGE FUNCIONAMENTO DE BARES, RESTAURANTES E FESTAS EM SANTOS DUMONT