Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Apresentação do Castramóvel do Codap reuniu lideranças e ONG’s em Lafaiete.

Em solenidade realizada no Solar do Barão de Suaçuí, em Conselheiro Lafaiete, nesta sexta-feira, 14, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), presidido pelo prefeito de Congonhas, Zelinho, recebeu oficialmente, um veículo adaptado para atender aos municípios conveniados com a castração animal, denominado Castramóvel. Os objetivos são realizar campanha de esterilização em massa de caninos e felinos através da unidade móvel, além de campanhas educativas visando à adoção responsável. A iniciativa irá contribuir para redução do número de animais abandonados, para evitar a zoonoses, já que a castração ajuda a controlar a natalidade dos animais e a administrar a saúde pública com menor custo. Para os animais, os benefícios são a redução da demarcação de território, fugas, agressividade, risco de câncer, superpulação e aumenta a longevidade. Entre os presentes esteve o deputado estadual Glaycon Franco, que destinou os recursos, por meio de emenda parlamentar, para a aquisição do veículo adaptado, além de prefeitos consorciados e suas equipes, ONG’s, vereadores e outras representatividades.

Após ter a garantia de que o recurso seria disponibilizado, na 70ª Ordinária do Codap em 2017, foi aprovada pelos prefeitos consorciados a assinatura do convênio para aquisição de um veículo adaptado para castração de animais. Em 22 de Dezembro de 2017, foi assinado na Segov ( ) o termo de convênio. Na 73ª sessão ordinária do Codap, os prefeitos deliberaram pela criação da comissão técnica com representantes de municípios consorciados para estudar e definir as diretrizes do programa. Em 6 de abril deste ano, o valor de R$ 170 mil foi depositado na conta do consórcio. Como a empresa definida pelo primeiro pregão não entregou esse veículo em tempo hábil, outro foi realizado dia 14 de setembro, que definiu a empresa Deva Veículos LTDA.

O Codap formou uma comissão técnica, com profissionais dos municípios consorciados, para especificação do veículo adaptado, levantar as demandas de cada município, das ONG’s que serão parceiras, dos insumos necessários, divulgação do projeto e logística de implantação.

União regional

“O Castramóvel é um dos benefícios que o Codap está proporcionando a toda esta região. Isto é fruto de muito trabalho de uma equipe competente do consórcio, coordenada pelo secretário executivo Rodolfo Gonzada, e que conta eu sua diretoria ainda com o diretor de Operações, Dimas Mariosa, o controlador Interno, Paulo Cezar Lopes Corrêa, e a diretora Administrativa do CODAP, Fabiana Rodrigues Pereira. Estou muito feliz pelos avanços que conseguimos em 2018, mesmo tendo sido um ano de muitas dificuldades. Em Congonhas, por exemplo, já contamos com o Centro de Zoonoses, que em breve começará a realizar castração animal. O Castramóvel Regional vai ser um equipamento muito importante para Congonhas e as cidades consorciadas. Por isso, agradeço muito ao deputado Glaycon Franco, que tem sido um grande parceiro de nossas cidades. A união delas em torno do Codap, que oferece licitações e serviços a menor custo e mais agilidade, e da Amalpa, que cede, por exemplo, máquinas e disponibiliza outros serviços, nossos municípios estão se desenvolvendo cada dia mais”, afirmou o presidente do consórcio, Zelinho, prefeito de Congonhas.

Vanderlei Ferreira, integrante da ONG Aparc, de Congonhas, lembrou que “temos atrás, o controle de animais era feito com matança, uma crueldade imensa. Atualmente nós temos uma reviravolta neste sentido, o Castramóvel é um grande avanço, evolução. Estamos felizes com este presente de Natal. Nossa região pode conscientizar o restante do País com esta iniciativa. Este está entre os dois primeiros consórcios públicos que presenteiam com um veículo adaptado as cidades para castração animal e beneficiar e muito as ONG’s. Quero parabenizar o prefeito de Congonhas e presidente do Codap, José de Freitas Cordeiro (Zelinho), com a todas essas pessoas envolvidas com esta grande conquista do Codap”.

Segundo a diretora administrativa do Codap, Fabiana Rodrigues Pereira, em janeiro serão desenvolvidos os próximos passos do projeto para que ele entre em operação: “Reunião com as ONG’s e secretarias municipais de Saúde previstas para janeiro de 2019; Contratação da equipe de profissionais em Janeiro de 2019 para execução do serviço nos municípios consorciados; Liberação do Alvará Sanitário e aprovação do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária); Realização dos mutirões de castração e campanhas nos municípios”.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.