Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Artigo do professor José Augusto Penna Naves em comemoração aos 70 anos da Epcar

EPCAr: formadora de Grandes Patriotas há 70 anos

Feliz aniversário EPCAr!

 

Nesta data republico alguns trechos de artigo do mês maio de 2015, onde fiz um sincero desagravo à nossa EPCAr.

Na época, o que nos motivou a escrever tal artigo é a reafirmação de que temos uma instituição de ensino singular no Brasil que deve ser respeitada e exaltada por tudo o que ela realizou em sete décadas de história e ainda o sentido afetivo que a Escola tem para a maioria dos barbacenenses.

Vamos ao artigo:

Pessoalmente, desde menino, com os meus pais, frequento a EPCAr e convivo com muitos ex-alunos, seus familiares, inclusive com alguns militares que atingiram o comando, bem como com professores e servidores, alguns de minha família e amigos de infância. Vários frequentam minha casa e com eles compartilho a amizade de seus familiares e nunca ouvi qualquer manifestação de apologia à violência.

Daí, não tenho dúvidas em afirmar que o pensamento da Casa é de uma Escola fundamentada nos valores do humanismo, da ética e da legalidade.

Trata-se de uma escola estruturada a partir de doutrinas militares, mas a Escola Preparatória de Cadetes do Ar é e sempre será uma Escola com toda a abrangência do termo.

E mais: formadora de grandes patriotas.

A EPCAr dos grandes atos cívicos é a mesma dos belos espetáculos realizados em seu teatro, das excelentes palestras, dos eventos esportivos.

É a EPCAr dos portões abertos para comunidade, das inúmeras ações sociais e filantrópicas e do apoio incondicional nos momentos de emergência da cidade.

Ações que emergem da sua função social e também do caráter e formação de seus componentes.

(…)

Vale lembrar que há anos atrás, nossa comunidade se viu obrigada a se mobilizar pela sua reabertura, pois a mesma chegou a ser fechada pelo presidente da época, Fernando Collor, cassado meses depois.

E esta luta valeu a pena!

A EPCAr não só foi mantida como também cresceu na sua abrangência e estrutura. Para marcar os novos tempos a presença de alunas nos esquadrões demonstra como a instituição está sintonizada com sua época e segue firme rumo ao futuro!

Participamos com alegria de vários momentos dos festejos dos 70 anos, como a solenidade militar presidida pelo comandante da Aeronáutica Ten. Brig. Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A Sra Zilda Castro, que em 1949 representou a cidade desfilando com a bandeira da EPCAr, repetiu o gesto.

E nada mais simbólico do que ver os jovens alunos pioneiros de 1949 se encontrando com os jovens alunos de 2019, numa clara demonstração de que nem o passar dos anos apaga a chama de amor que a Escola desperta em quem por lá passa ou quem com ela convive.

Ainda marcaram as comemorações a apresentação da Banda de Música do Nascente do Poder Aéreo e a criação do Museu da EPCAr “Prof. Fernando Victor”.

O lançamento do livro “Non Multa Sed Multum – Entre Montanhas e o céu de Anil”, coletânea sobre a EPCAr, coordenado pelo Brig. Bellintani e sua esposa, a historiadora Adriana, sendo coautores Gleison Somenensi, Edson Brandão, Maria Coelho, Marcelo Coelho e Tereza Mendes.

Hoje as comemorações finalizam com evento no Aeroporto Brig. Doorgal Borges, com atrações terrestres e aéreas, destacando-se a “Esquadrilha da Fumaça”.

Ao Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, comandante da EPCAr no seu septuagésimo ano de vida, mais do que os parabéns, nossa gratidão por existir e resistir EPCAr, aninhada aqui no alto da Mantiqueira, nos braços da nossa Barbacena Querida. E ponto final!

Texto: Professor José Augusto Penna Naves/Foto: Januário Basílio.

Leia também:

ATRAÇÕES CULTURAIS, CORRIDA, E “SÁBADO AÉREO” EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DA EPCAR