Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Atrações culturais, corrida, e “Sábado Aéreo”em comemoração aos 70 anos da EPCAR

Momentos de festa e emoção marcam a celebração dos 70 anos da fundação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena. Promovendo eventos sociais e encontros de professores, militares e alunos veteranos da turma de 1949, “Esquadrão Pioneiros”, o evento envolveu toda a comunidade local com variada programação cultural, social e esportiva.

Entre as atrações especialmente preparadas para as comemorações, na quinta-feira (16), ocorreu apresentação da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, precedida por uma queima de fogos comemorativa.

O esporte ganhou destaque no domingo, dia 19, com a corrida rústica alusiva aos 70 anos da EPCAR. O percurso de 7 km teve início e chegada no Pátio da Bandeira, na sede da instituição militar, no bairro São José e percorreu a região central da cidade empolgando o grande público que vibrou com o talento e esforço dos atletas amadores e profissionais de toda a região envolvidos na competição. Após grande duelo, Reginaldo José da Silva garantiu a vitória com o tempo de 23’48’’, seguido por Gabriela Alberto Pinto (24’16’’) e Valdeir dos Santos (25’09’’). A atleta sandumonense Elaine Vigilato foi a mais rápida entre as mulheres. Simone Dutra (36’37’’) ficou com a 2ª colocação e a aluna do 2º Esquadrão EPCAR, a barbacenense, Maria Figueiredo de Castro, foi a 3ª colocada (37’03’’).

No dia 21 de maio, dia do aniversário da EPCAR, foi promovida solenidade militar com a com a presença de diversas autoridades militares e civis, agraciamento da comenda da “Ordem da Nascente do Poder Aéreo” e homenagem aos alunos da primeira turma de 1949. Antecedendo a cerimônia militar, foi lançado o selo comemorativo. Após a solenidade, houve a inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, com toda a história e transformações da EPCAR apresentadas através de televisores, mesa interativa e exposição de objetos, distintivos, uniformes antigos, dentre outras peças.

Destacando a rica história da instituição na cidade, na quarta-feira (22) foi realizado o lançamento do livro “Non Multa Sed Multum: entre montanhas e o céu de anil”, com capítulos escritos por professores da EPCAR, pelo Comandante do Corpo de Alunos, pelo historiador e jornalista Edson Brandão, pelo próprio Comandante da Escola e por sua esposa, a historiadora Adriana Bellintani.

As comemorações seguem até este sábado (25) com atrações terrestres e áreas no “Sábado Aéreo”, no Aeroporto de Barbacena com destaque especial para a apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” e premiação do concurso de redação que envolveu alunos dos 6° e 7° anos das escolas públicas de Barbacena.

Fonte: Diego Cobucci/Jornal Expresso de Barbacena.

Leia também:

COLUNA IMAGENS: EPCAR SE ENFEITA DE CORES PARA FESTEJAR SETE DÉCADAS