Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Atividades reforçam  a prevenção ao suicídio em menção ao Setembro Amarelo 

A Prefeitura de Barbacena, através da Vigilância Sanitária, coordenação da Vigilância Epidemiológica da Sesaps e Polícia Civil do Estado Minas, promoveram na manhã desta quinta-feira(12), uma série de atividades voltadas à população com foco no mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo.

Quem passou pelo Parque de Exposições Senador Bias Fortes, localizado no Bairro João Paulo II, foi recebido pelo Hino Nacional executado pela Banda da Escola Preparatória de Cadetes do Ar e ainda pode conferir de perto porque a Ecoterapia é importante e consegue bons resultados. Animais do Núcleo Campo das Vertentes do Mangalarga Marchador – NUCAVE, foram utilizados para as demonstrações das diferentes terapias, entre elas:

• Equoterapia – Uma especialidade da fisioterapia que utiliza o movimento da marcha do cavalo para proporcionar movimento terapêutico para quem cavalga.
• Hipoterapia – Ajuda com o fortalecimento e alongamento dos músculos e favorece o equilíbrio.
• Equitação terapêutica – Envolve ensinar habilidades de equitação para pessoas com necessidades especiais.

Os visitantes também conheceram a Terapia Facilitada por Cães (TFC) também chamada de Cinoterapia, na qual cães treinados para esse fim ajudam nas atividades voltadas para crianças e adultos com limitações físicas, sensoriais e psicológicas, melhorando a resposta às terapias e aumentando a qualidade de vida dos pacientes. Sobre as atividades com animais o Chefe da Vigilância Sanitária da Prefeitura, Gilberto Cardoso Ramos Júnior confirmou que lidar com animais têm benefícios garantidos. “Aqui estamos apresentando o Setembro Amarelo Animal, é uma iniciativa motivacional, já que todos os animais domésticos e os cavalos revelam uma ligação muito especial com as pessoas, são sinônimos de fidelidade, energia e companheirismo”.

Agentes da Vigilância Epidemiológica aproveitaram para apontar os benefícios da castração de cães e gatos. De acordo com o delegado Carlos Capistrano, chefe do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena a programação deste ano pretende atingir um público maior que nos anos anteriores. ”Nós tivemos na terça-feira(10), a Caminhada pela Vida no centro da cidade, e no próximo sábado(14) está prevista a Motociata pela Vida, na Praça de Santo Antônio. Paralelo a isso estamos oferecendo palestras em várias escolas da região, sempre envolvendo o tema alusivo ao Setembro Amarelo”, salienta.

O primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre prevenção do suicídio, lançado em 2014, começa com uma afirmação taxativa: o suicídio pode ser prevenido. Apesar disso, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo, totalizando mais de 800 mil mortes por ano. Essa é a segunda causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos, responsável por 50% das mortes violentas entre homens e por 71% entre mulheres.

A campanha deste ano segue o lema: “Falar é a melhor solução”. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

Clique aqui e confira a programação.

Fonte: Prefeitura de Barbacena/Fotos: Januário Basílio.

Leia também;

PARTICIPANTES DO ENEM PODERÃO USAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE VENCIDO