Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena figura na 65ª posição do ranking de desenvolvimento econômico em MG

O ISDEL, é um levantamento criado pelo Sebrae, e faz uma análise de dados e variáveis responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local.

 

A cidade história de São João del Rei, localizada na região do Campo das Vertentes, se destacou na 8ª posição (0,4429) entre os municípios mineiros que apresentaram melhores colocações no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL. divulgado no início desta semana.  O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados e variáveis responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local.

Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira ocupa a 4ª posição (0,4648) no ranking dos municípios mineiros, figurando em primeiro dentre os municípios localizados nesta região. Já na região do Campo das Vertentes, o mais populoso município desta região figura em um posição não muito confortável, Barbacena obteve índice de 0,3856, ficando na 65ª posição do ranking mineiro e na 832ª posição a nível Brasil. ainda na região das Vertentes, os municípios de Barroso e Carandaí obtiveram índices; 0,3764 e 0,3441, ocupando posições; 92ª e 231ª respectivamente.

Na região do Alto Paraopeba, o município de Ouro Branco, com cerca de 39.259 habitantes, apresentou índice  de 0,4173, obtendo o melhor desempenho dentre os demais municípios localizados nesta região, se destacando na 27ª posição no estado, e 289ª em comparativo a nível Brasil. Já o mais populoso e importante município da Alto Paraopeba, também obteve boa colocação dentre os demais municípios do estado, tendo Conselheiro Lafaiete  registrado índice de desenvolvimento econômico  de 0,4094, figurando na 27ª posição em Minas Gerais e 375ª posição em comparativo com os demais municípios brasileiros. Já cidade dos profetas obteve índice de 0,4035, ocupando a 35ª posição no ranking a nível estadual, em comparativo a nível Brasil, Congonhas figura 469ª posição. Ainda no Alto Paraopeba, o pequeno município de São Brás do Suaçuí, com apenas 3.763 habitantes, apresentou índice de 0,3822, ocupando a 71ª posição dentre os municípios mineiros.

De acordo com os levantamentos realizados, o ISDEL posiciona os territórios em uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais,  divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

O ISDEL é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “Elas possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o ISDEL considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo.

Em relação aos estados, Minas Gerais (ISDEL 0,395) aparece em oitavo lugar, atrás de São Paulo (0,538), Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436), Rio Grande do Sul (0,434), Paraná (0,428]) e Espírito Santo (0,401). “O ISDEL não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas.

No ranking das cidades mineiras mais bem posicionadas estão:

Belo Horizonte (ISDEL 0,576

Contagem (0,488)

Uberaba (0,472)

Juiz de Fora (0,465)

Varginha (0,458)

Nova Lima (0,446)

Sete Lagoas (0,445)

São João del Rei (0,443)

Divinópolis (0,441)

Pouso Alegre (0,436).

A expectativa é que o ISDEL seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais.

Fonte: Sebrae MG