Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Barbacena registra temperaturas cada vez mais amenas no últimos anos

Por: Sandro Morelli

Há muito tempo o barbacenense vem percebendo que não se faz mais frio em Barbacena como antigamente. As geadas de inverno já não tem tanta frequência em nossa cidade. Os casacos pesados já não são usados durante o dia como outrora.

A prova disto é que cidades onde as temperaturas eram superiores no inverno, como por exemplo a nossa vizinha São João del Rei,  registram mínimas mais significativas que a Cidade das Rosas. A mínima registrada em São João del Rei no mês de maio deste ano foi de 5.6 às 8h da manhã no dia 29, com o agravante de que a estação meteorológica do Inmet não tem os dados do dia anteriores a este horário, o que sugere que a temperatura neste dia pode ter sido muito mais baixa na madrugada, antes do sol nascer.

Já em Barbacena, com a estação operando normalmente, a mínima registrada para o referido mês foi de 6,8, às 5h do dia 28, quando no mesmo dia, Maria da Fé, a cidade mais fria de Minas, registrou 2 graus negativos.

Uma mesma análise comparativa que realizei com a “Cidade dos Sinos” nos dois últimos anos, comprova que não se trata apenas de um caso isolado. O inverno em Barbacena não tem sido mais rigoroso como no passado e Barbacena vem perdendo o título de cidade mais fria da região.

Sandro Morelli tem aproveitado os finais de tarde e começo de noite para registrar as belezas do outono em Barbacena. Além de registro de paisagens, o barbacenense também gosta de registrar a fauna e flora da região, com cliques cada um  mais lindo do que o outro.

Sandro Morelli é especialista em assunto climatológicos, além de grande amante da fotografia.

Leia também:

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARBACENA CONFIRMA CINCO NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS