Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena vai realizar Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo.

Barbacena promove, de 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra e Poliomielite e Sarampo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, as localidades da zona rural do município receberão, de 7 a 10 agosto, os dias e horários especiais de vacinação (veja na arte ao final). Já o Dia D de mobilização está marcado para 18 de agosto (sábado), de 8h às 17h.

O público-alvo da iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI), é composto por crianças de um até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a 6.477 menores de Barbacena. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra a Poliomielite e Sarampo, de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não-vacinados.

Os pais e responsáveis, que são fundamentais no processo, devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A Campanha têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a Poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o Sarampo e a Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

Durante a Campanha, será realizada avaliação da situação vacinal, tendo o objetivo de resgatar não-vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando também atualizar a caderneta das crianças, conforme o calendário básico, e também diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Sobre a Poliomielite – Doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e, desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

Sobre o Sarampo –  Doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a Poliomielite e contra o Sarampo, a fim de captar crianças ainda não-vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não-vacinados. Diante deste quadro mundial, há necessidade da união de esforços para manutenção do país livre dessas doenças. As coberturas vacinais municipais ainda são heterogêneas no Brasil, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não-vacinadas, possibilitando, assim, a reintrodução do poliovírus e Sarampo, comprometendo o processo de certificação de eliminação.

Clique nas imagens para ampliar:

Fonte: Prefeitura de Barbacena.