Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Mais de 400 alunos de Congonhas receberam certificação do PROERD.

Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino de Congonhas concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), promovido pela Polícia Militar, realizado no período entre março e junho deste ano. As turmas dos 7° anos das escolas municipais Dom João Muniz, João Narciso, José Monteiro de Castro, Judith Augusta, Rosália Andrade e Odorico Martinho da Silva receberam certificados. Encerrando das atividades para este semestre, estudantes da E.M. Michael de Souza Pereira também foram agraciados com a certificação, em solenidade realizada neste sábado, 14, que contou com apresentação teatral e musical. Além de familiares, estiveram presentes o instrutor do programa, Cabo Tarcísio, a pedagoga Valéria Oliveira, a vice-diretora Wânia Inácio e o professor Lucimauro Gonçalves.

As estudantes Amanda Larissa e Maria Clara Ferreira explicam o que significa o termo “Caindo na real” para o PROERD significa recusar, explicar, abster-se e livrar-se. “Durante o programa nosso instrutor nos ensinou a dizer não para as drogas. O PROERD veio e nos mostrou o que significam as drogas e o que elas fazem”, dizem.

Segundo o Cabo Tarcísio, três pilares sustentam o PROED: a Polícia Militar, que aplica o programa, a escola e, o principal, a família. “É importante a presença da família porque percebemos que os pais, muitas vezes, são a minoria em nossos encontros. É muito importante para o desenvolvimento das crianças ter a presença da família. Temos que fazer essa junção para fazer a prevenção”, ressalta.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, que busca preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, são abordadas estratégias adequadas para que os jovens se tornem bons cidadãos e resistam à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.