Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Belas disputas marcaram o Circuito Escolar de Xadrez no fim de semana na região.

Já vivendo a expectativa do maior torneio de Minas Gerais, que vai acontecer em Barbacena, no final do ano (30/11 a 02/12), com o Campeonato Mineiro Absoluto e Feminino, o xadrez ganha mais emoção e mais adeptos na região. Neste sábado (14) foi a vez do Circuito Estudantil de Xadrez, organizado pela LRX Mata-Vertentes, fazer um pouso em Palmital dos Carvalhos, distrito de Senhora dos Remédios, na Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas.

O árbitro principal do torneio, Ialex Campos, decidiu juntar as categorias sub-14 e sub-18 “para dar mais emoção”. E ele estava certo. Logo na segunda rodada do torneio um match que marcou o Circuito em Palmital. Davi Carvalho (Sub-18, aluno da Escola Urquiza Diniz) jogando de brancas e João Pedro Salim jogando de negras (sub-14, do Sesi de Barbacena) protagonizaram uma partida que chamou a atenção de todos os outros jogadores, pelas jogadas táticas e um desenvolvimento de peças buscando a vitória. No meio da partida, Davi estava com vantagem de peças, mas João Pedro estava em melhor posição. Após vários lances, João Pedro Salim conseguiu o xeque-mate. Davi e João Pedro terminaram o torneio em primeiro lugar de suas categorias. João Pedro com 5 vitórias, em cinco partidas e líder geral do rating estudantil. Davi com quatro vitórias em cinco partidas e também com boa colocação no rating.

Rodrigo Alexandrino, no sub-18 e Vitor Oliveira Araújo, no sub-14, foram os vice-campeões da Etapa Vermelha. Vinte e quatro atletas disputaram a categoria masculina.

No feminino outro match que chamou a atenção foi entre Danielle Benedito (de Barbacena) e Vitória Ventura (de Barroso). Esta partida terminou empatada. Vitória ficou com o título da etapa Vermelha no sub-18, seguida por Danielle (IF-Sudeste Barbacena) e Mariane Barbosa Carvalho (da Escola Urquiza Diniz). No sub-14 a campeã foi Thaís Bertolim (da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Alfredo Vasconcelos), deixando na segunda colocação sua irmã, Larissa Bertolim.

A próxima etapa do circuito estudantil de xadrez promovido pela LRX será na cidade de Alfredo Vasconcelos em data a ser confirmada pelos organizadores.

PALMITAL – Enquanto acontecia o torneio e mais de 30 atletas enxadristas lutavam pelo xeque-mate, uma cena chamou a atenção, bem próximo. Cerca de cinco meninas, entre quatro e cinco anos de idade, em torno de um tabuleiro de xadrez. Duas jogavam de forma compenetrada e as demais assistiam, bastante interessadas. Isso mostra que o Xadrez é levado a sério pelas crianças daquela escola. Mas não é só do Xadrez que a Urquiza pode se vangloriar. A equipe de handebol tem conseguido bons resultados e já vem disputando os jogos escolares até a fase regional. É uma escola aberta à população, que interage e cria o compromisso de educar com alegria e responsabilidade.

Não é possível deixar de mencionar que Palmital dos Carvalhos oferece também o melhor acesso para um passeio até a Pedra Menina e o almoço na pensão da Dona Maria Augusta.

ESCOLA DE XADREZ – Em agosto será inaugurada em Barbacena a Escola de Xadrez da LRX. As aulas acontecerão no Olympic Club, às sextas-feiras, na parte da tarde. Informações no e-mail [email protected]

Acesse www.xadrezmatavertentes.com.br para conhecer o trabalho desenvolvido pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes e também para conferir os resultados e o calendário de eventos da LRX.

Texto e fotos: Liga Regional de Xadrez.

BQHost Banner Grande 2