Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Caminhada em Barbacena marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial 

Centenas de pessoas participaram em Barbacena na manhã do último sábado (18), de caminhada e atividades culturais realizadas no Centro da cidade em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A concentração aconteceu na Praça Dom Silvério (Praça do Rosário), Centro de Barbacena, de onde os participantes caminharam em direção a Praça dos Andradas onde houve atividades culturais. Durante o trajeto da caminhada houve algumas paradas  para leitura de manifesto dos usuários da saúde mental.

O evento  contou com o apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), e reuniu usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro de Convivência, de moradores de residências terapêuticas, além de funcionários, familiares e técnicos.

” Esse é um movimento realizado por usuários da saúde mental incluindo as pessoas que utilizam as unidades do Caps para tratamento e as que moram nas residências terapêuticas, os profissionais de saúde que trabalham diretamente com os pacientes, assim como o pessoal da rede de atenção psicossocial que inclui o setor de atenção básica, urgência e emergência, e centro de convivência. Esta é uma data muito marcante, em que comemoramos uma mudança de paradigma na forma de assistir as pessoas com transtornos mentais e aquelas que fazem uso abusivo de álcool e drogas. Antes só existia internação hospitalar e medicação como forma de tratamento para estas pessoas. E este grupo  começa a questionar se estes tipos de procedimentos são de fatos tratamento e se somente isso resolveria as vidas das pessoas. Entendemos que não, porque viveram cerca de 50 a 60 anos internados e nada mudou. Hoje essas pessoas que estão aqui, se não fosse a reforma psiquiátrica estariam todas dentro do hospital. Atualmente temos pessoas que se casaram, que moram sozinhas, e que estudam. Inclusive, temos um morador que faz faculdade na Unipac cursando Comunicação e Publicidade.  É bom saber que as pessoas estão caminhando, seguindo suas vidas. E é isso que estamos comemorando aqui hoje, a liberdade e cidadania e o direito a vida”, comentou a Leandra Vidal, Assistente Social e Coordenadora das Residências Terapêuticas, em entrevista concedida ao portal de notícias Vertentes das Gerais.
Sobre o movimento

O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, propondo novas alternativas terapêuticas aos portadores de sofrimento mental. O trabalho teve um papel fundamental ao trazer à tona muitas histórias e imagens da barbárie que acontecia nos antigos hospícios.

Fotos: Januário Basílio.

Leia  também:

11ª SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES