Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Canil do 9º Batalhão de Polícia Militar completa 20 anos, em Barbacena

Nesta sexta-feira, 10 de julho, data em que o 9º Batalhão de Polícia Militar completa 88 anos, o canil Sentinela da Mantiqueira do 9º BPM também faz aniversário, completando 20 anos de existência.

O canil nasceu com a missão de apoiar o serviço operacional através do emprego de cães na captura de foragidos, busca de entorpecentes, policiamento ostensivo, entre outros. De lá pra cá, além desse trabalho, também são desenvolvidos trabalhos de elo com a comunidade com demonstrações públicas de obediência e o mais recente serviço de Cinoterapia, em parceria com a Apae.

Atualmente, o canil conta com uma equipe de sete militares e seis cães adestrados para o trabalho antidrogas, captura e cinoterapia. Para atuar no canil, os militares passam por treinamentos específicos, além de adestrar e promover a manutenção dos animais.

Nos últimos anos, a atividade vem se destacando e conseguindo elevar a qualidade do serviço contabilizando algumas conquistas como a participação dos militares no Curso de Condução de Cães de Busca e Captura, promovido pela Companhia Independente de Policiamento com Cães da PMMG; a escolha do projeto Cinoterapia como o segundo melhor de Minas Gerais em 2019 no concurso “O Militar que eu quero Ser” promovido pela Associação Feminina de Assistência Social e Cultura; a aquisição de uma viatura adaptada com climatizador e compartimento para transporte de dois cães melhorando as condições de trabalho dos animais e dos militares e, a mais recente conquista, a aprovação de verba para reforma das estruturas que deve se iniciar em breve.

Em função da pandemia, não haverá solenidade para celebrar esses 20 anos, mas de acordo com os militares que atuam no canil, a melhor forma de comemorar é estar com os cães no dia a dia, essa relação passa a ter um significado maior e o semovente passa a ser um membro da família sendo tratado com respeito, carinho, amor e dedicação.

Fonte: 13ª RPM

Leia também:

POLICIAIS MILITARES REENCONTRAM BEBÊ SALVO PELA CORPORAÇÃO EM BARBACENA