Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Castramóvel do Codap realiza castração de 65 cães e gatos em São Brás do Suaçuí

Ação de âmbito regional que trará diversos benefícios para as cidades, o Programa de Controle Ético de Natalidade de Animais de Pequeno Porte, ou simplesmente Castramóvel do Codap (consórcio de municípios do Alto Paraopeba), prestou os primeiros serviços com equipe própria, esta semana em São Brás do Suaçuí,, onde foram castrados 65 cães e gatos, graças ao trabalho de médicos veterinários, estagiários e auxiliares do Centro Veterinário São Francisco, contratada pelo consórcio, voluntários que estão criando a ONG Anjos de Quatro Patas, além de servidores da Prefeitura local e do Codap. O programa visa ao manejo humanitário e efetivo destes animais, para combater a superpopulação deles, o que é um problema real dos municípios consorciados.

O Castramóvel é uma base móvel que possui o centro cirúrgico adaptado para esterilização dos animais, e esteve por três dias estacionado na entrada do Ginásio Poliesportivo Aldemar de Souza, por onde passaram diversos animaizinhos acompanhados por seus tutores.

Fabrício Ferreira dos Santos acompanhou o Teo, filho de uma cadelinha da casa, onde o tratamento dos dois bichinos é VIP, com direito a passeio diário, banho e muito cuidado e carinho. Diz o morador de São Brás: “A castração também é uma forma de cuidado com o animal, porque, no período em que as cadelas entram no cio, nem podemos soltar eles um pouco, que já acompanham alguma fêmea, e nem se lembram da gente mais, só na hora de se alimentar. Depois que é castrado, ele fica mais tranquilo e a gente também, sem falar que previne contra doenças”, que acrescenta: “Essa ideia de os municípios se juntarem pra fazer a castração é que dá resultado, principalmente no caso dos de rua; se só uma cidade fizer isso, não adianta”.

O Pretinho e duas fêmeas, uma que acabou de dar cria e outra que também foi castrada nesta passagem do Castramóvel por São Brás, ficam na porta da casa de Larissa Godinho Araújo. Ela e uma vizinha de frente cuidam deles. Apesar de garantir que Pretinho não é o pai dos cãezinhos que acabam de nascer, Larissa aproveitou para castrá-lo e evitar nova surpresa. A ideia da mãe dela é levar cão e cadela, já castrados, para Belo Horizonte.

O prefeito de São Brás do Suaçuí, Elias Ribeiro, fez questão de estar presente junto a este mutirão. Para ele, “nesta como em outras cidades, temos um grande número de cães abandonados e com isso tem causado transtornos, além, é claro, da questão de saúde pública. Este primeiro evento de castração de cães e gatos via CODAP no município foi um sucesso. É importante reforçar que foram efetuadas 65 castrações em três dias. Houve realmente uma grande mobilização de nós, organizadores, e adesão dos demais moradores da cidade”, comentou.

Elias Ribeiro foi quem levou de volta São Brás do Suaçuí para o Codap, por acreditar na força do associativismo e aposta exatamente neste fator como capaz de resolver este problema em questão. “Este é, de fato, é um problema regional e com certeza precisa urgentemente ser resolvido de forma regionalizada. E diante disso avalio e afirmo que a melhor solução para resolver esses problemas e muitos outros é através de consórcios públicos. Em São Brás do Suaçuí, sempre aparecem cães abandonados por moradores de outros lugares. Inclusive, tenho fotos com a placa de veículos soltando cães aqui à noite, às quais serão encaminhadas aos órgãos competentes, para que essas pessoas sejam responsabilizadas”, explanou.

Uma das voluntárias que trabalham para a criação, em um futuro breve, da Ong Anjos de Quatro Patas, Maria Aparecida Dias Pereira deu sua enorme parcela de contribuição para o sucesso desta empreitada. Ela lembra que esta foi a segunda vez que um castramóvel foi a São Brás. O primeiro foi um de Juiz de Fora, em 2017. “Esta primeira experiência com o serviço disponibilizado pelo Codap foi um divisor de águas. Todos os envolvidos demonstraram um profissionalismo muito alto, sejam voluntários e o pessoal da ONG, prefeitura e do Codap. Aprendemos muito nesta troca. Este trabalho realmente precisa de uma soma de esforços. As Ong’s são muito importantes, mas precisam da parceria de municípios, associações e dos moradores, para que apareça o resultado”, disse Maria Aparecida.

“Sugerimos a Neiva Maria Ferreira de Oliveira, uma das responsáveis por estarmos criando a ONG Anjos de Quatro Patas. Ela é uma guerreira da defesa pelos animais, nesta missão. Precisamos agora investir em um trabalho para conscientizar a população, porque ainda há muitas situações negativas relacionadas a animais. Esta campanha educativa nas escolas, que faz parte do programa do Castramóvel, será de grande importância para o futuro, porque novos valores serão interiorizados e ninguém mais tira isso delas durante a vida. Termino lembrando que, na Bíblia, nunca achei a citação de que uma vida vale mais que a outra. Somos defensores dos animais e traremos tantos outros para esta causa”, garante.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

PREFEITURA DE CONGONHAS INICIA NOVA CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LÂMPADAS