Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Cerimônia do Descendimento da Cruz é cancelada na histórica São João del Rei

Evento é considerado a maior festa religiosa e turística do município

Escolas e universidades públicas e privadas fechadas, restrições ao funcionamento do comércio e da área de serviços, desativação do trem turístico ‘Maria Fumaça’, sem previsão de retorno, e o cancelamento de todas as cerimônias da Semana Santa. Essas são algumas das principais ações para evitar a disseminação do novo coronavírus em São João del-Rei.

O prefeito Nivaldo Andrade assinou o decreto municipal 8.601, de 19 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio,  de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (Covid-19). Determinou o recesso das escolas municipais  até 31 de março que pode ser prorrogado conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação.

 

Medidas

Recomendou, entre outras medidas, o fechamento de escolas particulares, templos religiosos, museus, bibliotecas, cinemas, teatros, clubes, academias, eventos, ginásios e estádios onde possa haver aglomeração de pessoas.  Os serviços de alimentação, restaurantes, lanchonetes, padarias e bares deverão adotar medidas de prevenção para conter a proliferação do vírus.

Os serviços de transporte urbano – ônibus, táxi, vans e aplicativos-, deverão funcionar somente com a capacidade de passageiros sentados, com janelas abertas. Para os mototaxistas, recomenda-se a higienização dos equipamentos com álcool 70%, como o capacete, após cada utilização.  Bancos, hotéis, pousadas, shopping, lojas e congêneres são aconselhados a ficarem abertos desde que adotem as medidas de prevenção necessárias, disponibilizando álcool 70% e ventilação adequada.

Em seu decreto, o prefeito cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, no âmbito do município, de caráter deliberativo e com competência para adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias. Esse comitê é presidido pela secretária municipal de Governo e Gabinete, Adriana Rodrigues, com a participação dos secretários de Assistência Social, Finanças, Saúde, Educação, além do Procurador-Geral  e do Controlador-Geral do município.

Seis casos suspeitos

O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira, informou nesta quinta-feira, 19 de março, que já foram notificados 13 casos suspeitos da doença no município, sendo 12 residentes em São João del-Rei, que chegaram de viagens da Europa e Estados Unidos, e um residente em outro município.  Seis foram descartados com o resultado dos exames realizados pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), de Belo Horizonte.

“No momento, o município investiga seis casos suspeitos”, destacou o secretário. Essas pessoas estão de quarentena de 2 a 14 dias e são monitoradas nas próprias residências pela equipe de Epidemiologia da Prefeitura de São João del-Rei.

As 37 unidades de Saúde do município, sede e distritos, estão funcionando normalmente como a ESF (Estratégia de Saúde da Família), a UBS (Unidade Básica de Saúde), policlínica central, núcleo materno-infantil e farmácias municipais.

Semana Santa

A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, responsável pela realização da Festa dos Passos e da Semana Santa, cancelou a Procissão do Encontro, neste domingo, dia 22, e  as solenidades da Semana Santa. As maiores atrações, como a  Procissão de Domingo de Ramos, em 5 de abril, o Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro, marcados para a Sexta-Feira da Paixão, 10 de abril, também foram canceladas.

A não realização das principais solenidades da Semana Santa já provocou impacto na indústria do turismo, uma das principais fontes de renda da cidade. De 80 a 90% das reservas em hotéis e pousadas já foram canceladas. Em algumas pousadas do centro histórico, o cancelamento foi de 100%. Paralisado desde o dia 15 de março, o trenzinho Maria Fumaça é o principal termômetro do fluxo de turistas. Somente em julho de 2019, 18.279 pessoas fizeram o passeio até a vizinha cidade de Tiradentes.

A Câmara dos Vereadores suspendeu o expediente até 31 de março, inclusive a audiência pública do dia 26 de março, no plenário do legislativo, para discutir as despesas de 2021, como parte da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias do município.

O secretário de Finanças, Paulo Roberto Silva, pede aos contribuintes para evitarem comparecer nos guichês. As demandas, como as guias do IPTU, podem ser feitas pelo site, e-mail atendimentoonline@saojoaodelrei.mg.gov.br ou   pelos telefones (32) 3379-2947/2945.

Comitê

Foi criado o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pelo secretário José Marcos Ferreira e formado por especialistas da Diretoria de Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e do Setor de Endemias: Aline Silveira, Adriana Vieira, Eliene Freitas, José Ubirajara Jardim, José Ricardo Saldana, Patrícia Torga e pela superintendente  de  Saúde, Priscila Peixoto. Esse grupo mobiliza, monitora e define as ações para evitar a proliferação da doença na região.

O Comitê publica diariamente o boletim epidemiológico no site. Basta acessar www.saojoaodelrei.mg.gov.br, clicar em Secretarias e depois em Saúde. Para comunicar alguma suspeita, o telefone é (32) 3379-1561. A íntegra do decreto do prefeito Nivaldo Andrade está publicada também no site em Diário Oficial Eletrônico.

Com informações: Orlando de Paiva Barros (PMSJDR)/Foto-arquivo: Marcinho Lima.

Leia também:

SANTOS DUMONT CONTABILIZA OITO CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO