Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Chuva forte e ventos de mais de 100 km/h provocam estragos em Belo Horizonte

Árvores e toldo de hotel caíram. Defesa Civil registrou rajadas de vento de 131 km/h na Região do Barreiro.

Choveu forte em Belo Horizonte, na tarde de sábado (26), provocando estragos em diversas regiões da cidade. A Defesa Civil municipal registrou rajadas de vento de 131 km/h, às 16h05, na Região do Barreiro. Na estação meteorológica de Cercadinho, na Região Oeste da cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calculou que os ventos chegaram a 98,2 km/h.

O toldo de um hotel caiu do 14º andar, atingindo o chão perto da estação do Move Metropolitano Ouro Minas, no bairro União, na Região Nordeste de BH. Um carro que seguia na faixa da esquerda da Cristiano Machado não conseguiu frear a tempo e bateu no toldo. Ninguém se feriu.

A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) precisou desviar o trânsito de um trecho da faixa do Move e, até as 17h10, a Guarda Municipal estava no local.

Como antecipou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a chuva veio acompanhada de raios e rajadas de vento. O órgão avisou também sobre a possibilidade de granizo.

Às 16h50, a chuva era extremamente forte na Região Leste; forte na Região de Venda Nova; moderada nas Regiões Norte e Nordeste e fraca nas Regionais Pampulha, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Barreiro, segundo a Defesa Civil.

Uma árvore caiu na Rua Guaicurus, altura do nº 276, no Centro da capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um carro foi atingido, mas não houve vítimas.

Uma outra árvore caiu na Avenida José Cândido da Silveira, no bairro União, na Região Nordeste. A pista no sentido Centro estava fechada até as 17h30. A Polícia Militar (PM) desviou o tráfego para dentro dos bairros Cidade Nova e União.

Em Itabirito:

Itabirito na Região Central do Estado, sofreu com inundações após forte temporal que caiu no sábado (26), no município.

Máquinas escavadeiras trabalharam durante toda a madrugada deste domingo (27) para tentar tirar a lama que cobriu a Rua da Carioca, que fica às margens do rio de mesmo nome, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.

Uma tempestade inundou casas, alagou uma unidade básica de saúde e até o gabinete do prefeito.”Eu sou daqui. Tenho 60 anos. Nunca tinha visto isso antes”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

O temporal veio depois de uma queda de granizo. O Rio Carioca, que atravessa a cidade, transbordou, alagando ruas do centro da cidade. O vídeo acima mostra grandes pedras de granizo sobre a água, após forte chuva.

Segundo o prefeito, documentos e computadores da prefeitura foram perdidos por causa de goteiras que apareceram após a tempestade.

Por causa da queda de energia elétrica, o abastecimento de água foi interrompido. Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabirito (Saae) informou que não há prazo para o restabelecimento do serviço.

A lama invadiu várias casas da cidade. Segundo a Defesa Civil, quatro famílias estão desabrigadas. Elas foram levadas para casas de parentes e hotéis da cidade. Ninguém ficou ferido.

Fonte: G1 Minas Gerais/Fotos: Danilo Girundi e Orlando Caldeira.

Leia também:

CHUVA FORTE CAUSA DESTELHAMENTOS, QUEDAS DE ÁRVORES E ALAGAMENTOS EM UBÁ