Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Secretaria de Saúde de Barbacena realiza Caminhada do Outubro Rosa 

Como parte da programação da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou na tarde da última quinta-feira (24/10) no Centro da cidade, uma caminhada de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Participaram da Caminhada do Outubro Rosa, representantes da Associação de Apoio a Pessoa Portadora de Câncer – APPC; servidores da Santa Casa da Misericórdia de Barbacena; agentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS); equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e servidores da SESAPS.

A concentração aconteceu  na Praça do Rosário, de onde os participantes saíram em caminhada passando pela Rua XV de Novembro em direção à Praça dos Andradas. O acompanhamento musical foi da bateria do Centro Cultural Axé Nagô Mirerê. Durante o trajeto foram entregues panfletos com orientações sobre a prevenção e rosas para as mulheres.

A coordenadora do evento, Alyne de Souza Silva, salientou que a Caminhada faz parte da programação oficial da Campanha do Outubro Rosa – um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. E este ano seguiu o tema: “Prevenção Primária e Secundária do Câncer e o poder do Autoconhecimento”.

Eunice Magri é voluntária na APPC há 11 anos e participou da caminhada. Ela disse que a iniciativa é necessária. ”A Campanha é útil, serve para que mulheres se conscientizem mais do próprio corpo. Nós da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer, aproveitamos para melhorar a autoestima das pacientes, mostrando que a alegria com a vida é importante”, finaliza a voluntária.

A Secretária da Sesaps, Marcilene Dornelas de Araújo, aproveitou para falar sobre a importância das mulheres realizarem os exames preventivos. “Uma das vantagens de intervenções como essa é estimular a acessibilidade do público aos postos de saúde e, principalmente, das mulheres aos serviços de prevenção que são ofertados no Município, inclusive nos distritos. Toda ação precoce é benéfica à saúde”, destacou a Secretária de Saúde.

A Secretaria de Saúde também disse que ao longo dos anos, a Campanha do Outubro Rosa vem crescendo e isto se deve do incentivo dos apoiadores da Atenção Primária, parceria com empresas da região e colabores que acreditam na causa.

 

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

PROJETO CULTURAL REALIZA VISITAS GUIADAS AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BARBACENA