Ao se aproximar da data do aniversário de Barbacena comemorado no dia 14 de agosto, venho realizando constantes pesquisas em meu acervo fotográfico a procura de imagem registradas de diferentes  ângulos da nossa cidade. para contrastar com as cenas atuais, e quando parei para observar melhor uma destes registros, tive  a sensação de havia se passado poucos dias de quando realizei a captura daquela imagem quando na verdade, teriam se passado mais de quatro anos.

Acredito que a pequena “confusão” que tive foi momentânea, por ás vezes acreditar que pouco se muda na paisagem urbana da cidade, cometi um engano que pode ser facilmente comum de acontecer com centenas ou milhares de barbacenenses que na pressa do dia a dia, nem percebe as alterações sofridas no cotidiano da cidade.

Este registro realizado na região central de Barbacena mostra em primeiro plano, o obelisco do jardim do globo e tendo ao fundo a construção de um prédio na região do bairro do Campo. Atualmente seria praticamente impossível realizar um registro semelhante ao dessa paisagem, é que agora, o local ganhou a construção de um imponente e moderno prédio ao redor da praça,alterando a paisagem urbana da cidade.

O processo de verticalização  pelos quais passam diversos centros urbanos,  e que antes ficam restritos a grandes cidades,  estão cada vez mais presente no cotidiano de municípios de médio porte, e Barbacena não tem fugido a essa regra, bastam observar  alguns desses canteiros de obras que surgem em pontos diferenciados do município pra comprar as chegada deste tipo de empreendimento. Com a verticalização, as alterações  na paisagem urbana torna-se um fator  que tende a ser irreversível  no contexto de grande parte dos municípios, sobre tudo, os de médio porte.

Fotografia/arquivo: Januário Basílio.