Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Coluna Januário Basílio presta homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Nesta quinta-feira(02/07), em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Militar o portal de notícias Vertentes das Gerais, por meio da coluna Januário Basílio, presta uma singela homenagens aos militares da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, sediada em Barbacena, aos relevantes serviços prestados a sociedade barbacenense e a dezenas de cidades que integram a área de atuação da instituição.

Estes bravos guerreiros são tidos como heróis para grande parte da população mineira e atendem a qualquer tipo de chamado, que vão desde o combate a incêndio e atendimento de ocorrências das mais diversas e adversas, bem como a chamados para resgates de animais em situação de risco, resgate de animais de estimação, ajuda na realização de partos…enfim; em quase todas as situações em que passamos por riscos ou em momento de fragilidade,  estes heróis estão sempre por perto pra nos socorrer e nos resgatar, mesmo que em alguns momentos suas vidas sejam colocadas em risco, mesmo assim eles desempenham suas funções com responsabilidade, garra e honra a profissão a qual escolheram seguir.

Um das situações mais recente, em que estes bravos guerreiros mineiros tomaram notoriedade nacional, foi de quando atuaram no resgate as vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As atividades por eles exercidas os levaram a dias de exaustam, porém, cumpriram a missão com hombridade e respeito para com as vítimas e seus familiares. As imagens registrando os bombeiros mineiros em atividade na área atingida por rejeitos da barragem ganharam repercussão mundial, e ao mesmo tempo retratava a grandiosidade de suas coragem e bravura, bem como, o risco em que corriam de serrem contaminados pelos materiais tóxicos. E mesmo correndo riscos cumpriram a missão que lhes foram determinadas.

O fato ilustrado acima nos dá uma grande dimensão do quanto os bombeiros estão preparados para atuarem nas mais diversas e adversas das situações pelas quais o ser humano está submetido. Além de enfrentar situações em que muitas das vezes mexem com o estado emocional, nossos guerreiros ainda enfrentam a diversidade climática e, seja chuva, sol, frio e temperaturas elevadas eles sempre estarão por perto para nos ajudar. São dignos de receberem honrarias das mais importantes que um instituição pública ou privada possam lhe oferecer. Apesar de atuarem sem pensar em receber estes tipos de méritos, ainda sim. seria mais uma das formas de lhe dizerem; ‘obrigado por serem os amigos certos nas horas incertas”.

Parabéns a todos os militares da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar pela importante data em que prestamos homenagens aos nossos bravos guerreiros militares.

Sobre a data

O dia do bombeiros é comemorado em todo o país no dia 2 de julho, em alusão ao ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou o decreto nº 1.775 que criava o corpo de bombeiros provisório da corte, no Rio de Janeiro. Um marco no início da mudança da história do serviço de combate a incêndio no Brasil. Sob o comando do major João Batista de Morais Antas, oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da semana de prevenção contra incêndios.

 

Sobre a 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar

A Segunda Companhia BM está situada no bairro Padre Cunha, em Barbacena, sob o comando do barbacenense, Major Maicon Elias Alfim.

Ao todo, cerca de 200 militares, divididos  duas companhias;  uma delas  instalada  na sede de  Barbacena tendo como subordinação também  o pelotão de São João del Rei, e ainda, a Companhia sediada em Conselheiro Lafaiete que possui ainda um Posto Avançado em Congonhas (instalado em 2018).

A instituição tem uma média de 700 ocorrências atendidas por mês, a unidade destaca-se como uma das principais do Estado, atuando com eficiência, reduzindo o tempo de resposta aos serviços prestados à população, estando sempre presente ao lado do cidadão e da sociedade mineira.

Fotos: Januário Basílio/Bombeiros Militar/Wellington Silva.

Leia também:

SANTA CASA DE BARBACENA REALIZA CAMPANHA PARA ARRECADAR FRALDAS GERIÁTRICAS