Quem conhece a minha pessoa, sabe bem do amor e do grande espírito patriota que por nossa Barbacena. Sou daqueles tipo de patriota “roxo”, que sonha em uma cidade cada vez melhor e mais próspera para os seus filhos, sejam aqueles nascidos na cidade, bem como, aqueles que a adotaram como sua terra e que por aqui, construíram sua vida e seus filhos.
Mas não é por ser patriota que me cego aos problemas que infelizmente, tornaram parte do cotidiano dos barbacenenses e que infelizmente, não é um ‘privilégio” restrito apenas á Barbacena, pelo contrário, estão pulverizados em diversos municípios brasileiros.
Quando eu realizava este e outros belos registros fotográficos de Barbacena no final de tarde e no começo de noite desta quinta feira (08), alguns amigos que estavam em minha companhia ficaram admirados com com a paisagem de outono na cidade. Empolgados ainda mais pela presença da grande lua que deu um espetáculo á parte na paisagem, eles comentaram: “Nossa! Barbacena é linda! Até parece que é outra cidade! Quem ver a cidade pelas fotos e passear pelas ruas da cidade vai ver o quanto ela é bem diferente das fotografias.” comentaram eles.
De fato, que temos sim, muito á melhorar em termos estruturais na cidade. Costumo dizer aos amigos, que nossa Barbacena tem seus encantos, aos quais sempre me refiro cotidianamente em minhas publicações ressaltando seus valores e importância para a população local. Com relação aos problemas estruturais, costumo me referir á Barbacena como uma bela mulher, com suas diversas belezas naturais, porém, que lhes falte aquele “charme,” ou seja; precisamos que os órgãos públicos em parcerias com instituições e empresas possam promover um amplo projeto paisagístico na cidade, intervindo na melhoria de nossas praças, canteiros e jardins que estão há décadas sem um investimento á altura que nossa Barbacena merece e carece. Grande parte de nossos monumentos e pontos de referências histórica para a cidade, estão sujos, ou sofrendo com a ação do tempo e sem as devidas manutenção. Necessitamos com muita urgência, de olhar com bastante atenção a questão de se investir pesado no visual paisagístico de nossa cidade para que á tornamos cada vez melhor, e que possamos ainda mais, nos orgulharmos dela.
Em minhas andanças e peregrinações por nossa Barbacena em busca do melhor ângulo para capturar as imagens da nossa cidade, confesso que fico triste ao me deparar com situações relacionadas ao descaso com certos bens públicos em nosso município. Mas, como sei que apontar os problemas da cidade talvez seria mais fácil e o mais comum para a maioria da população, prefiro ressaltar suas qualidades, suas belezas, pois sei, que ao contrário, muito serão os que estarão nas redes sociais para apontar seu lado ruim.
E voltando ao tema inicial, onde falo do meu grande amor por nossa ‘BQ”, confesso que sempre tive o orgulho e honra de ser filho desta terra. De que sempre demostrarei o quanto ela me faz um bem danado na minha vida. Poder ter os problemas, mas, tem muitas qualidades. Então; serei sempre um louco alucinado pelos encantos e magias da nossa querida e tao majestosa Barbacena! E como amo essa terrinha viu!
Fotografias: Januário Basílio