Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Barbacena 228 anos: Um barbacenense apaixonado por sua terra natal

Nesta quarta-feira, 14 de agosto de 2019, dia em que Barbacena completa 228 anos, presto publicamente o grande amor e orgulho que tenho por minha terra natal.

Falar de Barbacena muito me orgulha e bate forte em meu peito o amor que sinto por esta cidade, afinal de contas, foi aqui que nasci, cresci, e conquistei grandes amizades e também, de onde tiro meu sustento financeiro.

É claro que estes são apenas algumas de tantas outras justificativas que me faz amar nossa Barbacena, cidade de um povo acolhedor, e de suas várias histórias à contar. Aliás, história é o que mais o município tem em seus 228 anos de criação, tanto no que tange ao contexto local e estadual, bem como, no cenário nacional.

Dizem que Barbacena é terra de loucos. Pois então, sou apenas mais um entre os milhares de “loucos” que compõem os mais de  136.392 habitantes (estimativa IBGE-2018) existentes no município. As pessoas me perguntam o que Barbacena tem de tão especial assim para amar tanto essa cidade. Digo apenas que minha cidade tem as principais coisas que me fazem feliz: família, amigos, cidade de um clima agradável, tranquila (quando comparada a cidades do mesmo porte), acolhedora, de lindas e variadas construções; de localização estratégica,..etc..etc…

Pelo que escrevi acima deu para vocês perceberem que o amor pela cidade não se restringe a uma única palavra, pois são vários os motivos que me proporcionam o prazer de viver nesta terra amada.Terra de um povo solidário que se une em favor da causa humana. E falando nestas pessoas, tenho a plena certeza de que elas também sentem orgulho em ser filho desta terra, mesmo aqueles que não nasceram aqui, mas que adotaram nossa terra como se fosse uma extensão de seu lar familiar. afinal de contas, são várias as pessoas que vieram para Barbacena e aqui constituíram famílias e contribuíram pára o crescimento e desenvolvimento do município.

Uma das coisas que me deixa feliz e muito me orgulha em ver, é poder observar que centenas de pessoas tem “arregaçado suas mangas”, e por vontade própria, estão se engajando por meio de movimentos e grupos sem vínculo partidário, para lutar por uma cidade cada dia melhor e mais digna para nossos filhos. Aliás; é este mesmo povo que tem olhado para nossa cidade de forma especial e acreditando em um futuro melhor que essa onde de solidariedade tem se formado ao longo de um tempo, e seria injusto de minha parte tentar cita-los, pois correria sérios riscos de esquecer o nomes de vários deles.

Enfim; para finalizar, quando ainda adolescente eu já sentia dentro de mim o coração bater mais fortes por nossa terra. Na na medida do possível, sempre faço minha parte em divulgar o que a nossa cidade tem de melhor: suas festas; seu povo; suas tradições; religiosidade; patrimônio; acontecimentos dos mais diversos; dentre outros…E foi pesando em divulgar nossa cidade que idealizei o Vertentes das Gerais, pois sempre notava em veículos da imprensa regional, a carência de certos eventos e publicações, e também, de ver fotos da nossa cidade atualizadas. E nestes 3 anos de história, completados no início de junho deste ano, o Vertentes das Gerais se destaca, juntamente com os demais veículos de imprensa da região, como “porta voz” da nossa cidade. Um veículo que iniciou e se faz até os dias de hoje, de forma simples, mas com amor e muita dedicação em divulgar nossa cidade e região.

Parabéns minha Barbacena! Minha cidade, minha vida!

Nesta quarta-feira (14), o Vertentes das Gerais lançará um publicação especial em homenagens aos 228 anos de Barbacena, com diversas imagens de nossa cidade. Fique ligado!

Foto: Januário Basílio.

COLUNA IMAGENS: PUBLICAÇÃO ESPECIAL ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DE BARBACENA

BQHost Banner Grande 2